English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Aparência: Quando Lindo pode ser Horrível

Foto: Employé du Moi


Fiz um comentário na matéria da ComputerWorld sobre a questão da aparência e lembrei de um daqueles casos de rir.

Um conhecido, bem apessoado, que sempre se veste bem, traje esporte/social, foi numa entrevista com o gerente de uma empresa bem conhecida.
Chegando lá, o entrevistador ia fazendo perguntas e anotando numa planilha.

Mas de cara, este conhecido percebeu algo que o entrevistador escreveu em letras garrafais e destacou, no item  Aparência: "H-O-R-R-Í-V-E-L-!!!"

O engraçado é que o entrevistador usava uma camisa de seda multicolorida aberta o peito, muitos anéis, pulseira, correntão no pesoço, relógio daqueles grandes, calça listrada.

Mundos diferentes, idéias e conceitos diferentes.

A matéria está no link: Aparência é essencial para o sucesso profissional.


E repasso aqui meu comentário, com alguns acréscimos:


Beleza Interior e Exterior


Boa aparência sempre é bom. Mas é diferente a pessoa usar uma roupa esporte do que vestir com desleixo ou ainda, parecer estar vindo direto de uma noitada daquelas.

Procure se informar antes como é o ambiente da empresa.

Mulheres, citando uma pessoa que conheci, vistam-se para o sucesso, não para o sexo (risos). A menos que o objetivo pré-combinado da entrevista seja este mesmo (risossss). Barriguinha de fora é bonito, mas na entrevista, o negócio é uma roupinha mais formal.

Claro que a mulher tem sua beleza, mas tem hora adequada para aquela roupa para seduzir e enlouquecer... Lembre que você poderá ser entrevistada por outra mulher, ou por alguém de formação recatada. Quem sabe pela mulher do chefe... Conheci uma empresa que só contratava mulher feia. O dono da empresa tinha uma esposa muito ciumenta. Ou muito precavida (risos).

Quando for até a empresa, observe se o ambiente é formal demais, se adota uniforme ou estilo de vestir. Além de que nem sempre são de bom gosto, podem indicar que as chefias cuidam além aparência, da vida pessoal e tem regras com as quais nem sempre as pessoas sentem-se confortáveis. Tem lugar em que as roupas parecem o império da Maria Mijona só porque alguém lá em cima achou melhor economizar tostões e mandar fazer uniformes com o tecido mais barato no lugar que cobrou menos. Ficou tudo mal costurado e teve que ser refeito pelos próprios funcionários, mas isto é azar deles alguém pensou... (risos)

Outra coisa, que não é correta, aliás, é ilegal: certas empresas só contratam gente bonita, rosto, corpo forma de vestir e até as marcas que usa. Observe como são as pessoas da empresa. Se for na média, com gente de todo tipo, está Ok. Mas se parecer um catálogo de gente bonita, griffes, etc, vai indicar um peso muito maior na aparência do que nas suas capacidades profissionais.

.'.

Sem comentários: