English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como Fazer Parte de Alguma Sociedade Secreta?

Tempos atrás, um joven fez a seguinte pergunta num fórum de debates:
"Eu apenas tinha conhecimento da maçonaria até entrar nesse forúm, mas percebo aqui que há muitas outras. Gostaria de saber se há algum modo de me juntar a maçonaria por exemplo, ou se são eles que vem a mim como já ouvi falar."

Foto: Jacob Chen

Meu comentário:

Certamente existe uma certa fantasia quanto a tais ordens.
No caso da Maçonaria formal, as pessoas são convidadas, mas de forma sutil, para que possam ter seu direito de manifestarem-se favoráveis ou não, a possibilidade de receberem um convite. Ou seja, através de conversas, com uma ou mais pessoas, avalia-se a disposição (e disponibilidade) da pessoa.

Para ser bem claro, no caso da Maçonaria regular, observamos as pessoas até por muitos anos e daí a possibilidade de um convite.

Então, da forma como entendo, existe um convite sim, mas sempre de forma velada.

Voltando ao tópico original, se a sociedade é secreta, ou "discreta", o máximo que uma pessoa pode fazer é aspirar algum dia ter as qualidades e características que combinem com aquela.

Não basta querer, é necessário um "porquê" sincero, um coração preparado, uma mente em linha com alguns princípios.

Este conjunto de características pessoais, na maior parte dos casos, é suficiente sinalização para que membros de alguma ordem venham a manifestar interesse por você. Andar por aí acenando bandeiras do tipo "quero entrar nesta ou naquela ordem" só servem para atrair um tipo de atenção indesejada, além dos costumeiros oportunistas, sempre prontos com seus discursos fáceis e laia típica de vendedor.

É por isso que cito quanto a Maçonaria Regular, que atende os princípios da Ordem. Porém existem grupos que são denominados de "Maçonaria Mista", mas são considerados irregulares e seus participantes não são reconhecidos como maçons por deixarem de atender a princípios de participação. E necessário observar, que existem até "sites de internet" que oferecem uma suposta iniciação maçônica para qualquer pessoa bastando pagar valores que solicitam. Reconheço que algumas destas até tem boas intenções e podem até vir a se tornar lojas regulares no futuro, mas muitas são verdadeiras arapucas objetivando apenas o lucro fácil.

Se for seu caminho, posso apenas sugerir que pratique meditação, que estude obras que engrandeçam sua alma e ampliem seu horizontes, assista palestras sobre temas tão diversos quanto culinária, literatura, poesia, ciências, artes, saúde, etc. Torne-se alguém que se diferencie dos demais e não apenas um curioso.

Participar de grupos "místicos" pode ajudar um pouco, pelo menos a nível de entendimento e aprendizado de convivência. Mas o principal, mais provavelmente será através da sua vida no mundo "normal" que é onde aplicamos o aprendizado.

Mas certamente existem vários outros grandes grupos como a Ordem RosaCruz, a OTO (Ordo Templis Orientis) e a Golden Dawn que recebem pessoas que se inscrevem para seus níveis iniciais e só depois, com muita perseverança e estudo sério se atingem graus internos onde o aprendizado maior acontece.
E certamente existem muitos grupos de praticantes que podem ser muito interessantes para se conhecer e iniciar um aprendizado.

Eu gosto de sugerir a Ordem Rosacruz, com sede nacional em Curitiba. Os diversos graus externos vão lhe propiciar muito com o que trabalhar e, se for seu caso, ajudará a conhecer pessoas de outras áreas, outras sociedades, que eventualmente, poderão ampliar seu círculo de conhecidos, palestras, estudos, etc.

O site da ordem é: http://www.amorc.org.br



P+
28/11/2011

.'.

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.

5 comentários:

Anónimo disse...

Como faço parte??
tenho muito interesse

Gilberto Strapazon (Gilbertopb - Sw. Prabuddha) disse...

O artigo é curto mas já é a informação exata a respeito.
Você pode procurar grupos como a Ordem Rosa Cruz Amorc que é uma ótima escola e vai lhe proporcionar um método de estudo e contato com praticantes mais sérios.

Unknown disse...

Tem coisas que não existe ,por exemplo entra em uma sociedade secreta pois não tem nada ,demais queria ser tipo um espião mais sem estudo no Brasil infelizmente não se faz nada , queria poder fazer alguma coisa para ganha dinheiro mais aqui não tem como ,ainda mais que eu não tenho dinheiro para nada nem para paga o aluguel ainda mais entra em alguma sociedade...se tiver estou aqui aqui e só me procurar me treina que serei o melhor que vocês iram treina

Unknown disse...

Tem coisas que não existe ,por exemplo entra em uma sociedade secreta pois não tem nada ,demais queria ser tipo um espião mais sem estudo no Brasil infelizmente não se faz nada , queria poder fazer alguma coisa para ganha dinheiro mais aqui não tem como ,ainda mais que eu não tenho dinheiro para nada nem para paga o aluguel ainda mais entra em alguma sociedade...se tiver estou aqui aqui e só me procurar me treina que serei o melhor que vocês iram treina

JUAREZ MALAQUIAS disse...

Fui convidado uma vez pra fazer parte da maçonaria...respondi que futuramente...mas perdi o contato com quem me convidou...como faço pois agora quero muito encontrar a verdade é entrar na maçonaria???