English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Direitos das Santas. E se fosse um Homem?

Foto: American Photo

Editado: Só para acrescentar este comentário. Tenho gostado das diversas manifestações. Todas elas, mesmo as mal humoradas e a mais machista de todas respostas que vi até hoje me chamando de machista.. Todas publicadas com certeza. Hey, repito o tempo todo que uso de humor nos meus textos esqueceram? (que Deus mal humorado é o seu?). E não coloquei Tag de humor aqui porque isto não é. Por favor relax, o assunto é sério, mas acredito que devemos encarar as coisas com Luz e não com ódio pré-julgado. E para quem perguntou se tenho "balls" (bolas) para aceitar o comentário, lamento, foi a coisa mais machista e preconceituosa que li nos últimos tempos. Moça, você É machista ao extremo!




Em relação ao artigo publicado no Conjur: Violência à mulher - Vazamento de fotos deve ser julgado como lesão corporal, escrito por Carlos Eduardo Rios do Amaral.


O artigo fala dos idiotas que publicam fotos íntimas de suas parceiras, como vingança machista pelo fim do relacionamento, ou por teres sido traídos ou algo assim. Claro que isto não tem nada a ver com fotos roubadas como acontecimentos que por vezes ocorrem.


Trecho inicial do artigo:
Casos que vêm ganhando grandes proporções e que crescem a cada dia nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher são aqueles em que o ex-namorado ou ex-companheiro, não aceita o fim do relacionamento e, para se vingar, despeja na internet) todo o acervo íntimo de áudio e vídeo do casal, muita das vezes mantendo relações sexuais ou em momentos de generosa descontração.
Poucos dias depois, tomando conta da indevida exibição feita pelo seu algoz, através de amigos, vizinhos e conhecidos, até mesmo de estranhos, o estado físico e mental da vítima é aflitivo e infeliz.
Nos diversos atendimentos que pude realizar de mulheres vítimas desses agressores, a constatação é inequívoca: a saúde da mulher fora atingida no seu âmago, irradiando-se o ato criminoso por todo o seu corpo, como um câncer agressivo e invasivo.
A totalidade dessas vítimas acaba tendo que se afastar de seus empregos, estudos e ocupações, desenvolvendo diversos tipos de doenças e crises emocionais, vivendo à base de remédios e de visitas a consultórios médicos, além de sessões com psicólogos. Muitas, no começo, mal conseguem sair de suas próprias casas, até mesmo para fazer o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia.
Ou seja, o ex-companheiro conseguiu seu objetivo: reduziu sua ex a cinzas. Sabe esse carrasco que a mesma nunca mais será a mesma, pelos menos por um futuro razoável, suficiente para saborear sua vingança. Afinal, se “ela não for minha não será mais de ninguém”. É o velho mandamento do homem do paleolítico, que hoje vive disfarçado na sociedade sob o rótulo de machista, trocando o porrete pelo mouse.


Meu Comentário:

Com certeza nem toda mulher é safada ou santinha de família. Muito menos homem não é tudo igual como apregoam as que não deram sorte ou que só querem tirar vantagem ou são mal amadas mesmo.

Claro que expor fotos íntimas pode não ser desejável.

As pessoas podem  descobrir que você faz as mesmas coisas que as demais!

Mas É agressão mesmo.

A pessoa tem direito a sua privacidade.

Não tanto pela exposição, pois geralmente o tiro sai pela culatra e se torna uma imensa propaganda especialmente para a mulher. Ela é bonita, sabe ser carinhosa e você perdeu otário.

Mas a dor maior, é pelo ato de traição cometido por quem divulgou o material. Foram momentos bons que são depois transformados em pedras afiadas. 

Lembrem que muitas vezes, quem divulgou o material está fazendo isto por que descobriu ter sido traído, enganado. Ou seja, está respondendo de forma agressiva as agressões que sofreu primeiro. Não é legitima defesa, é uma reação por ter sido machucado também.


Para ambos isto pode ter sido o resultado de uma agressão mútua. As vezes julgam apelativamente o ato desmesurado da publicação das imagens, mas ignoram que antes disto pode ter ocorrido outros
atos por parte da mulher ou quem seja que tenha sido exposto.

Ou seja: a discórdia ou briga entre os dois foi a público. Quem nunca assistiu briga de casal em público? Tem cada coisa absurda...

Quem nunca viu uma briga de gritos em público atire a primeira pedra. Geralmente é uma baixaria, falam todo tipo de coisas mesmo que falsas com a intenção de ofender e até mesmo impor uma versão.

É a famosa "idéia" de que gritar mais alto vale algo.

Na prática, geralmente quem muito grita é porque geralmente não tem argumento, exceto o barulho.

Vamos observar que ocorre um processo de Ação e Reação.O pior extremo é quando isto se torna "olho por olho" até que todos fiquem cegos.


E claro, existem alguns casos em que a pessoa que divulga faz apenas para se exibir. Aí sim está a grande maldade, quando o objetivo é apenas alimentar a vaidade pessoal e deixa de ser resposta passional (perda de controle) para ser alguma agressão fútil ou sentimento egoísta de perda.
Neste caso, houve a intenção de prejudicar desde o início. Usa-se a pessoa exposta como troféu de uma conquista, usada e exposta em público como se fosse um bicho caçado numa armadilha.

Expor a vida íntima de alguém que foi sua companheira, parceira, amante é uma agressão sim, mas nem sempre vai ter esta conotação que o autor do artigo citado pretende.

Antes de um dano material, é um dano sentimental e isto já dói bastante. É uma agressão é claro, de teor íntimo que pode realmente ferir terrivelmente os sentimentos e levar a manifestações físicas.

Quem nunca sofreu por amor perdido não sabe como dói. A dor do amor não correspondido é terrível. E numa agressão como esta, torna-se um golpe extremamente duro.

Mas não confundam nem generalizem as coisas, por favor.

Esta dor também não tem nada a ver com as vinganças idiotas das mal amadas que maltratam, abusam e depois fazem questão de se vingar de qualquer coitado que tenha tido a infelicidade de cruzar seu caminho e tente escapar legitimamente das suas garras.


Existe sofrimento, mas não é da totalidade dos casos assim como escreve o articulista. Tem manipulação sim. Lamento dizer isto, mas é só ter pensamento coerente e observar. Manipulação acontece dos dois lados!


Lembrem-se da astúcia conveniente. Lembre do choro oportunista.  Estes imperam pelos tribunais do país.
Não são apenas os maus políticos que se fazem de bonzinhos quando estoura um escândalo.


Tem casos, como de uma garota com pretensão de modelo, que a muito tempo tinha muitas fotos sensualissimas em trajes e biquinis ridiculamente minúsculos divulgada por ela mesma em páginas de redes sociais. Um belo dia, a mesma apareceu na TV chorando por que "divulgaram" as fotos dela.
Mas eram as mesmas fotos que eu já havia visto muitas vezes publicadas a torto e direito por ela e o namorado quando estavam juntos.

Presenciei casos de mulheres que até espancavam violentamente seus companheiros, arrancaram os bens que eles tinham e não tinham e quando estes tentaram se afastar, ainda por cima foram acusados pela Lei Maria da Penha, que deveria proteger as vítimas e não as agressoras. Elas fizeram carinhas de choro e arrumaram uma "amiga" para sustentar o depoimento e pronto. Pelo menos neste caso, o juiz percebeu que havia algo incoerente e negou seguimento, apesar do estrago já feito. Num dos casos que fui testemunha pessoal, quase fui esfaqueado pela mulher duas vezes (tentando apartar a briga que ela provocou) e ainda por cima o sujeito perdeu até a própria casa que foi roubada por ela.

Teve outra que conheci intimamente em familia, que juntamente com seu marido era assídua praticante de trocas de casais em clubes de swing e coisas assim. Na separação, coisas foram jogadas em público. Na famosa hora da briga, lá estava a famosa carinha de choro, de vítima inocente.Que não era nem um pouco.


Falo isto para deixar bem claro que ainda existe sim, e muito, diferença de tratamento por parte do judiciário. Se os direitos são supostamente iguais, os deveres e responsabilidades com certeza continuam não sendo.



Voltando a questão das fotos pessoais.

Foto: •°o.OSassy ShotsO.o°•
Olha, é muito comum casais brincarem com fotos e vídeos. Faz parte da intimidade de um casal, namorados ou amigos. É absolutamente normal.

Convivendo com as pessoas, o que percebo acontecer é que a exposição indevida de fotos tem como resultado principal qualificar quem divulgou como sendo um idiota, canalha, bobalhão, enquanto que a pessoa retratada recebe uma publicidade.

Infelizmente é claro, publicidade muitas vezes indesejada.

Isto já ocorria anteriormente pela divulgação entre conhecidos de cartas e bilhetes picantes. Isto foi antes da internet, quando as pessoas ainda escreviam cartas. Já acontecia.


Muitas vezes, estas mulheres tornam-se heroínas para as demais. São as "poderosas" do grupo enquanto a pessoa que divulgou o que não devia, faz merecido papel de idiota e é publicamente ridicularizado.

Claro que sempre tem algum outro mais idiota que vai incentivar e apoiar, mas só porque quer ver mais fotos. Na verdade, observem, estes que "apóiam" desejam a mulher (propaganda) enquanto intimamente consideram o sujeito (pelo menos) um trouxa, ou um merecido "corno".


Foto: jazamo
Enquanto alguns carolas e moralistas condenam como de costume se intrometendo na vida alheia, o que se observa em boa parte das mulheres é a manifestação de que foi um ato no melhor estilo "fiz sim, estava com alguém que gostava", foi algo artístico. E ponto.

Entendam isso por favor: quando estão a dois muitas coisas lindas acontecem, então foi algo que foi apenas carinho mútuo.
Não vou falar que foi "por amor" por que simplesmente tem SIM muita gente que curte uma transa legal e está apenas se divertindo. A maioria das pessoas normais gostam de coisas assim. Ponto!
Fotos e vídeos que são publicados SEM autorização são uma fração realmente mínima de tudo que se faz. Que tal 0,000001%?? Mas ainda assim É uma agresão é claro. Mas sempre são feitas por idiotas De ambos os lados para deixar bem claro (sim, mulheres fazem isto também para deixar bem claro).


Por favor, não generalizem estendendo o assunto para esferas que tendem a colocar (de novo) a mulher sempre como coitadinha inválida e desprotegida.



Se a mulher divulgar fotos e comentários do seu (ex) companheiro com a intenção de prejudicar, com toda certeza o assunto será diferente.


E a famosa e histórica contrapartida feminina nem é considerada no artigo: as mulheres que na intenção de vingança, fazem sexo com todos os amigos dele e fazem questão de espalhar que o sujeito era ruim de cama, mesmo que antes fosse o "cara". Cansei de ver. Nojo.

Isto é geralmente aceito, mesmo que o cara fosse uma boa pessoa e a mulher uma mal amada IU apenas mais uma interesseira. Neste caso o comportamento lascivo chega a ser aplaudido. Se ela fizer algo assim, além de heroína entre outras mulheres e ainda ganha mais prestígio ainda entre os oportunistas que vão fazer fila para serem "usados".


Ilustração: Peter Gander

Estamos no século XXI meus caros! Então, chega desta balela de que mulher que faz o que quer é p*ta e homem é garanhão.


A mulher tem vida sexual tão ou até mais ativa que os homens. #falei.


Na hora de fazer, as mulheres são hiper-ultra-liberadas, mas na hora de assumir, volta a secular carinha de santinha enganada.


O idiota que faz uma coisa destas "é carrasco". Mas a mulher que historicamente tem uma conhecida capacidade vingativa terrível é tratada de "santinha", ou simplesmente esquecida do seu papel como no artigo citado.


Protejam as pessoas legitimamente agredidas. Considerem sim que as mágoas verdadeiras machucam e muito. Mas não generalizem situações.

Você só tem direito quando reconhece que o outro também tenho direito.

Homens e mulheres são diferentes e complementares.

Mas a santinha inocente em tudo, genericamente é um papel de muitos tempos passados.

Se eu ainda aceitar uma coisa destas, vou ter que pregar contra os direitos das mulheres, pois cada vez mais, mostram ser um acúmulo de privilégios e protecionismos sobre uma plataforma ilusória e conveniente: "a de se fazer de santinha".



.'.

12 comentários:

Anónimo disse...

Santa ou puta não é você quem tem que julgar. Elas são mulhrees. Deixa a hipocrisia de lado e finja que não sabe que mulheres são muito mais julgadas na sociedade machista podre em que vivemos. Nunca ouvi nenhum caso de homem que ficou falado ou foi humilhado, ou perdeu emprego porque uma mulher vazou vídeo de sexo com ele. Esse é um crime que homens cometem contra mulheres. Ponto. E espero que esses passem um bom tempo mofando na cadeia.

Gilberto Strapazon (Gilbertopb - Sw. Prabuddha) disse...

Acho que hipocrisia é ler parcialmente o texto para logo concluir algo que é conveniente apenas para um lado. Existem agressões contra mulheres mas também contra homens e é disto que falo.

Márcio Kepler disse...

Esse tipo de crime, na maioria das vezes é cometido porque a mulher terminou o relacionamento e o cara não aceita. Então, que agressão a mulher praticou para o cara fazer isso? Ela não tem o direito de terminar um relacionamento no qual, não tem mais interesse? O que vejo aqui é que homens são tão vingantivos quanto as mulheres, embora essa leve a fama. Quem faz isso é mau caráter, espero que seja severamente punido.

Anónimo disse...

Sabe, vc tem um ponto de razão. O problema é que as agressões por parte dos homens são mais brutas e frequentes. Homens tb sofrem violências, claro, mas não de forma tão intensa quanto as mulheres. Só este ano me vem a cabeça a mulher que ficou cega pq o ex-marido furou os olhos, a moça que foi morta pelo ex-marido que se suicidou depois e os dois casos dos vídeos de sexo divulgados, inclusive um de uma menor de idade. Não me vem a cabeça nenhum vídeo de sexo que a mulher qm divulgou pra humilhar o parceiro. Ainda se tem a ideia de q a mulher transar é algo q diminui a honra dela, já os homens não. Quando a pessoa quer atingir a outra ela busca humilhar a pessoa. Na concepção masculina divulgar a intimidade da mulher é algo que atingirá a moça, já as mulheres geralmente decepa o membro do cara. São formas de violência e devem ser coibidas. Da mesma forma que as mulheres se simpatizam quando alguma decepa o cara pq ele a traiu, vários homens se simpatizam com o cara q divulgou o vídeo, pois "se ela filmou não tem q achar ruim ser divulgado".

Priscila disse...

Eu nunca li tanta bobagem em um texto só. Moço, você é machista (vide pelas inúmeras vezes que você usou da expressão "mal-amada"). Divulgar um vídeo íntimo sem o consentimento da outra pessoa é errado sim, é crime sim, em qualquer situação.

Sugiro que você repense seus conceitos se você ainda acha que não é machista, pois, através do seu texto, de duas uma: ou você acha que não é machista e, dessa forma, não faz nenhuma ideia do conceito ou do mundo em que vive; ou você simplesmente sabe que é machista mas, conscientemente, coloca frases politicamente corretas soltas no texto para confundir o leitor mais desavisado.

Além disso, fica a dica: uma das maiores ferramentas do repressor é encher o seu discurso de exemplos que representam a minoria minúscula dos casos, com o objetivo de desviar a atenção do ouvinte/leitor para a realidade majoritária dos reprimidos.

ps: quero ver se você terá "balls" para aceitar esse comentário.

Priscila disse...

Ah e eu li o seu texto inteiro (infelizmente), antes que você use esse "argumento".

Gilberto Strapazon (Gilbertopb - Sw. Prabuddha) disse...

Priscila, obrigado pelos seus comentários.
Acho que é bem evidente que divulgar tal material, tanto quanto qualquer agressão é muito errada.

Tsubasa disse...

Oi Gilberto!
Gostei do seu post, vc fala de um outro ponto de vista, e ter visão de outros pontos de vistas é bem importante hj em dia, certo?
Acho bem importante analisar de todos os lados, da vítima, do acusado ou acusada pq assim tiramos conclusões equilibradas e justas para todos, acho que era isso que vc queria dizer com o seu post. Não acho justo ter só lei maria da penha para proteger a mulher, em certos casos a lei tb deveria proteger o homem pq tem muita mulher por aí que se aproveita que o homem está "indefeso" pq sabe q se ele fizer besteira em bater nela ele será preso, né? Esses homens geralmente são os mais calmos, pacíficos e bonzinhos, e acabam se dando mal quando a mulher percebe essas qualidades que vulgarmente a sociedade chama de homem bundão. Eu sou uma mulher, mas já fui um "homem" bundão. No meu caso não sei se lei maria da penha funciona para lésbicas, mas eu senti na pele o que esses homens que não podem reagir passam, aliás, escolher ñ reagir ñ é só pelo medo das consequências perante a lei, e sim por questões de caráter. Não vou entrar nesse assunto porque é muito íntimo e a outra pessoa ñ poderá estar aqui para se defender. Bom, voltando ao ponto de vista integral. Como eu disse é perfeito ter essa visão, todos deveriam, porém devido ao passado e aos dias de hj ainda temos nitidamente traços de uma sociedade arcaica e machista. Não tem como fugir disso, isso está enraizado demais e não deve ser ignorado. Uma vez que chegamos a conclusão de que mesmo nos dias de hj, na era de iphones, 4g e fibra ótica, ainda temos muito machismo vindo da parte dos homens e tb de algumas mulheres. Pessoas que foram criadas sob esse aspecto arcaico e não conseguem visualizar que são assim para concluírem que devem sair dessa mentalidade antiga. A mulher está em desvantagem nesse ponto e por isso que ela sempre será vista como a vítima e a vadia que deixou as fotos serem publicadas. O ponto e problemática da questão é esse: essa desvantagem sócio-cultural de anos atrás.

Tsubasa disse...

Hj em dia as mulheres melhoraram muito a situação delas conseguindo até a quase nivelar os salários delas com os salários dos homens, e isso é ótimo. A mulher ganhando bem ela pode ser mais estudada e se inteirar mais nas novidades mundiais como os artefatos tecnológicos. Eu por exemplo sei aprofundadamente sobre qualquer dispositivo de hoje em dia, e só quem trabalha/estuda no ramo acho que conseguiria se equilibrar aos meus conhecimentos. E eu faço isso por puro prazer já que sou grande amante da tecnologia como um todo. E muitas mulheres assim como eu, mudam seus pontos de vistas em relação a muita coisa, especialmente depois do lançamento da internet com grande contribuição do amado mestre Steve Jobs, que Deus o tenha, as coisas começaram a caminhar por outros ângulos. O homem ama liberdade e poder fazer o que quiser, certo? Com a internet ela foi capaz de dar essa sensação e o homem vai fundo em tirar o máximo de aproveitamento em suas vidas não somente com relação a vida social, amorosa, e etc, mas principalmente com a ferramenta tecnológica. A mulher tb foi aprendendo a ter essa liberdade um pouco depois que o homem, e sabe como ninguém o quanto prazeroso é evoluir e ter liberdade tb, assim como o homem. Ambos foram juntos chegando a uma estaca zero chamada: consenso do prazer. O homem já tem isso natural dentro dele, a mulher é um pouco mais fechada, mais sensível ao ponto de se abrir totalmente para esse tipo de pensamento, mas finalmente conseguiu se abrir, uffa! Porque ninguém pode negar que o homem sabe muito bem como aproveitar tudo e ter o máximo de prazer, essa liberdade maravilhosa.

Tsubasa disse...

A mulher agora tem a mente igual ao do homem, não 100% devido a sua natureza mais sensível que eu diria até (se vc for conhecedor da filosofia taoísta) uma energia mais YIN, uma vez que a energia masculina é YANG. A mulher sempre terá essa diferença com o homem, e é essa diferença maravilhosa que torna o ser humano completo e belo. São complementos um do outro, seja com casais héteros ou homoafetivos, ambos tem esse aspecto do ser que torna os casais seus complementos yin e yang. Digo isso porque dentro de casais homoafetivos é totalmente notado esse lado complemento no casal, um será mais YIN e o outro mais YANG. Tirando essa filosofia de lado e voltando para a questão em si, a mulher mudou. Ah se mudou! Está mais ousada e eu diria, a mulher está mais mulher do que nunca! A mulher está tão mulher, se sentindo bela e forte que isso causa um pouco de medo nos homens, porque tem mulher que consegue ter tanta presença de vida que alguns homens desviam os olhares. Isso é natural, já que existem essas diferenças entre seres humanos, suas energias e jeitos de ser. Homens mais sensíveis, bondosos e calmos, e mulheres mais porretas, vivas e cheias de explosões de energia, e vise-versa. Não sei dizer qual deve ser a característica do homem e da mulher e como eles devem ser, mas amo saber que existem no mundo homens e mulheres assim, que são seus opostos e seus opostos do opostos (que é qnd o homem é mais calmo e a mulher energética). Essas mulheres estão ficando cada vez mais frequentes, acho que o mundo pede essa mudança, gerando mulheres assim, espalhando seus genes e gerando mais e mais mulheres e homens fortes e equilibrados. A evolução do mundo precisa disso, e não da mulher calada e submissa na beira do fogão com um filho nos braços. Ainda tem quem ame fazer isso, ainda tem homens que amam viverem como donos do lar, acho lindo e perfeito, mas é bem claro a tendencia do futuro.

Tsubasa disse...

O ponto chave é que a mulher quer fazer as mesmas coisas que o homem faz, mas a sociedade ainda está com o cabresto da antiguidade e ainda taxa essas mulheres novas como pessoas inferiores e é essa a questão da desvantagem que eu citei lá em cima. Eu acho que todos devem focar nas mudanças e esquecer as raízes do passado, começando por aceitar essas novas mulheres. Mulher tb ama sexo, e ela vem descobrindo e descobriu rs, cada vez mais o poder que o sexo tem, e como o sexo funciona em seus corpos. Acredita que alguns livros de biologia, medicina, e livros escolares quando citam as gônadas sexuais (o pênis e vagina), eles não citam a vagina, e quando citam esquecem de mostrar o clítoris? O clítoris tem sido descoberto só nos dias de hoje como órgão muito importante e até hoje os mistérios do orgasmo feminino ainda tem um certo mistério. Biologicamente a mulher foi feita pra gerar filhos, e o homem pra fecundar a mulher, é normal ele ter orgasmo para o sêmen sair e fertilizar o óvulo, mas então pra que serve o orgasmo da mulher? É um assunto bem legal de ser estudado. E voltando novamente, sim, o homem precisa de leis que os protejam tb porque a lei precisa ser imparcial ao julgar crimes de vingança com vídeos pornos e fotos pornos.

Tsubasa disse...

Ambas são delitos gravíssimos vindo da parte do acusado, e tanto o homem pode sair com imagem de corno manso, de bundão e etc, e a mulher como vadia e ser inferior. Nenhuma consequência desse crime é pior do que a outra, mas o fato é que pela famosa desvantagem socio-cultural a mulher acaba dando a ideia de que o caso é mais grave se acontecesse com ela. As pessoas vão criticar igualmente em ambos os casos, mas vão criticar mais a mulher por ela ainda estar vestida com o véu da pureza e castidade, sendo que a mulher que está atrás desse véu é a nova geração de mulheres, alguns não querem usar mais esse véu, mas a sociedade insiste em por nela esse véu a contra vontade. Espero que com o passar do tempo a sociedade veja a mulher e o sexo não como tabu, mas como algo natural e belo. Sinta-se a vontade em me responder por e-mail se achar muito limitado a quantidade de caracteres do blog. eriniafurien@gmail.com Grande abraço!