English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Renuncia e Transcendencia - A Caminho de Deus

Start on a journey
Artista: Mangetsu - Japan


Uma pessoa fez a seguinte colocação:
"Ser evangélico é facil, quero ver é você renunciar o seu eu, pra viver a vontade de Deus." 

Meu comentário: 

Porque renunciar? Renunciar é apenas desistir.
Mas transcender é ir além.
Por exemplo, vários grupos espiritualistas/místicos falam em "transcender o sexo" como desculpa para reprimir a energia e impor um estilo de vida casto. Reprimir a sexualidade das pessoas é uma forma de escravizar.
Uso sexo porque sempre é um bom exemplo, já que pelo menos a maioria das pessoas gosta. Risos...
Mas ir além, transcender o sexo é quando se foi ao 100%, não em práticas e posições, mas na energia, em ter consciencia. estar presente. É descobrir o grande orgasmo cósmico.

Como renunciar a riqueza sem nunca ter sido rico? Não é preciso ter milhões para ser rico, mas ter consciência de prosperidade. Muitas pessoas tem muito dinheiro mas são miseráveis, vivem como mendigos, apegados a matéria ou sem saber o valor do que tem. A energia não flui. É preciso aprender a receber para poder dar. Se você é miserável consigo mesmo, como poderá ter algo a repartir?
Você não precisa esbanjar, isto é desperdício apenas. Basta que se permita viver bem, valorizar o que tem e buscar o melhor que puder para si e as pessoas que estão com você. talvez você não possa pagar o maior salário do mercado para seus funcionários, mas pode fazer o melhor que puder e isto deve ser claro para todos.
Talvez você não possa ter o melhor que gostaria de ter, então aprenda a se organizar para administrar os recursos que tem e fazer o melhor com eles. Quantas pessoas tem um quintal e sequer plantam um tempero, ou um pé de árvore frutífera? Mesmo quem mora num apartamento pode ter alguns vasos de tempero na cozinha, ou ter flores na janela que que trarão beleza e ajudarão as abelhas a fazer o mel. Veja, parte do que você plantar assim, será para o bem de outras criaturas. O que pode ter de mais belo que pássaros que fizeram o ninho nalguma árvore de seu quintal e ali encontram também o alimento?
Usar os recursos que se tem inclui usar bem o que recebemos de graça da natureza. Você não paga pelo ar que respira, mas pode devolver este presente com algo melhor, uma palavra agradável, uma poesia ou cantar. É uma chave de riqueza, devolver o que se recebe de alguma forma melhor. A energia flui e a cada grão, isto faz parte da sua vida como um todo.

Como transcender o dinheiro, a violência, o sexo? Aceitando-os como parte normal, mas sem se entregar a eles. Tendo consciência.
Se você tem um temperamento violento, não precisa quebrar a casa, basta estar consciente de si, a violência está ali mas você não se entrega a ela. Quando a violência, a raiva chegar, observe-a, não se deixe tomar por ela.
A transcendência vêm depois da compreensão.
Um ótimo exemplo é São Francisco de Assis. Antes de largar tudo, ele teve tudo, fez de tudo. Foi um soldado, um boa vida como qualquer jovem rico da sua idade. Ele guerreou nas cruzadas, teve mulheres, matou, saqueou, desfrutou da riqueza. A família dele era das mais ricas de Assis, donos de quase tudo. Por isso que teve tanto escândalo quando ele (que já era espiritualista) chegou naquele ponto de libertação.
O príncipe Sidarta, tinha tudo de mais belo, experimentou tudo e foi além disto. E tornou-se o Buda.

 E ainda, antes de atingir a transcendência, se tem noção de que existe uma espiritualidade e se busca vivê-la a cada passo.
 Não se pode renunciar ao que se não tem assim como não se pode dar o que não se possui. É como amar sem amar a si mesmo.
Só então ocorre a grande entrega. Por isso que amor é quando nos movemos para o outro e este passa a ser tudo.
Mas não existe meta nenhuma a ser alcançada, a própria caminhada é a meta.

P+
11/02/2013

.'.

Leia também: 

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon



Readings and Magic Works - English text


.'.



Sem comentários: