English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

domingo, 31 de outubro de 2021

Os caminhos da mão esquerda e direita, LHP e RHP nos levam ao mesmo lugar.


Ótimo artigo do colega M.J. Davis sobre os dois caminhos, o da mão direita (RHP ou Right Hand Path) e o da mão esquerda (LHP ou Left Hand Path). 

RHP é o caminho da teurgia, da espiritualidade e devoção, tornar-se um com o divino. Buscar a Deus em todas suas formas. 

LHP é o caminho sobre si mesmo, ser você mesmo o divino, perceber que você é deus. 

Assim, os caminhos da espiritualidade e da força. A compaixão e a ciência. O amor e o poder. 

Já comentei noutro artigo sobre a Teurgia e a Taumaturgia, assim, observamos que a parte devocional RHP e a mais prática LHP acabarem se encontrando. 



O artigo que traduzo abaixo faz importantes observações e nos ajuda a entender que na prática ambos vão se encontrar novamente. 


Segue o artigo: 

A dicotomia espiritual de dois caminhos está cheia de contradições. Em última análise, os caminhos da mão direita e os caminhos da mão esquerda acabam no mesmo lugar. Isso é ruim para o marketing da ordem mágica não-conformista e assustadora de alguém ou de algum culto a Jesus, que destrói a Bíblia. É bom se você puder admitir para si mesmo que pentagramas invertidos e crucifixos são escolhas de estilo e não se preocupe com isso.

RHP muito simplificado: por meio desse método, você busca tornar-se um com Deus - porque você nasceu neste mundo alienado da divindade e tem que trabalhar para obter a salvação.

LHP muito simplificado: por meio deste método, você busca se tornar um com seu eu essencial - porque você nasceu neste mundo alienado do conhecimento de seu eu essencial e tem que trabalhar pela iluminação.

O RHP aponta o dedo para o LHP e grita: "Divergentes anti-sociais!" Isso é marketing.

O LHP aponta o dedo para o RHP e grita: "Ovelha conformista!" Isso é marketing.

Contradição chave do RHP: quanto mais você se torna um com Deus, mais você percebe que está se tornando um com o seu eu essencial (algo rotineiramente esquecido e mal representado pela maioria dos sistemas de crenças LHP quando eles promovem valores sociais antinomianos** que têm pouco a ver com os resultados espirituais finais).

Contradição chave do LHP: quanto mais você se torna um com o seu eu essencial, mais você percebe que está se tornando um com Deus (algo rotineiramente esquecido e mal representado pela maioria dos sistemas de crenças do RHP quando eles promovem valores sociais ortodoxos que têm pouco a ver com os resultados espirituais finais).

As pessoas se vestem com fantasias: padre católico, satanista adolescente, budista esotérico, mago da loja maçônica, wiccano das fadas das flores, teólogo erudito, guru benevolente (ou, como um amigo meu recentemente disse, "padre de negócios"), monge zen, etc ad nauseam. Não importa o que esteja escrito em suas vestes ou certificados de filiação, todos eles estão fazendo uma de duas coisas (que são realmente a mesma coisa): tentar ser mais como um ideal externo (deus) ou tentar ser mais como um ideal interno (seus eus essenciais). Os sábios admitirão que estão fazendo as duas coisas ao mesmo tempo. Muito poucos são tão sábios.

Por fim, se os iniciados vão longe o suficiente, eles percebem que o ideal divino externo e o ideal divino interno são os mesmos. Dois caminhos diferentes, duas estéticas diferentes, dois métodos diferentes de descoberta (criação) da verdade levam ao mesmo destino.

É difícil aceitar isso se você estiver profundamente investido em uma estética de marketing espiritual em particular. Mas o exagero não pode fazer você passar pelos portões perolados.

MJ Davis, 30 de Outubro de 2021. 

Artigo original: https://www.facebook.com/randolphcarter666/posts/947161136211784 


** Nota: 

Antinomiano: Que ou quem defendia a doutrina luterana que defendia bastar a fé para a salvação, sem necessidade de leis..

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa



Sem comentários: