English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Explosão solar deverá castigar a Terra entre terça e quarta-feira

Foto: Leandro Pérez, Argentina
24 de janeiro de 2012.


No ano passado já comentamos a respeito de fortes explosões solares, anunciadas pela Nasa, a partir da observação  dos ciclos solares.


Comentei aqui, já procurando fazer um pouco de humor, afinal, não é todo dia que o mundo acaba né? (risos).

Bem, dentro do prazo anunciado estamos tendo algumas manifestações bem fortes do nosso Astro Rei, que podemn efetivamente causar danos a equipamentos elétricos e eletrônicos, portanto, vindo a causar algum problema em áreas muito diversas.

Uma poderosa explosão solar de classe M9 deverá castigar a Terra entre terça e quarta-feira e produzirá distúrbios ionosféricos de grande magnitude. Essa é a maior explosão do Sol desde 2005 com potencial para danificar satélites e produzir sobretensões em redes de distribuição elétrica.  
A explosão ocorreu no hemisfério norte do Sol às 03:59 UTC (01h59 BRT) de segunda-feira, dia 22, quatro dias depois que uma explosão na estrela produziu uma forte ejeção de massa coronal que atingiu a Terra no dia 22, provocando instabilidades geomagnéticas de média intensidade. Esta explosão fez Índice KP, que mede a instabilidade ionosférica chegar ao nível 5. Com a nova explosão o KP deve chegar ao nível 8 ou 9 nas próximas 48 horas.
De acordo com informações recebidas do Centro de Previsão de Clima Espacial dos EUA, SWPC, as partículas solares deverão atingir a alta atmosfera terrestre já a partir das 12h00 BRT de terça-feira.

Espera-se que outras explosões solares venham a acontecer com certa regularidade. Portanto, se seu aparelho eletrônico endoidar de repente, pode ser por causa da verdadeira chuva de energia que o planeta estará recebendo.


Veja também: 
.'.

Sem comentários: