English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Pode-se Conjurar Dæmons e Anjos Sem Preparo?

Magia Cerimonial de Evocação é para quem sabe onde está se metendo.


Esse artigo é para as pessoas que pensam sobre encontrar "atalhos" fáceis.


Com frequência nos grupos de iniciantes aparece uma pergunta do tipo:

“Na magia Angélica ou Goetia pode-se evocar esses espíritos sem utilizar nenhuma ferramenta ou  material? Só com a meditação e a força do pensamento? Ou só mentalizando o nome do espírito? “


A resposta é simples e direta:

Não!

É uma maneira garantida de atrair problemas!


Magia de Evocação não é o mesmo que apenas uma oração para seu Anjo protetor ou um Pai Nosso.

Oração para Deus ou um anjo é apenas elevar suas palavras para o divino. 
Em termos práticos: oração é para "chamar a atenção". 

Porém, evocar, conjurar é para trazer a presença deles. 

E adiciono: uma oração feita para um dæmon é também arriscada porque aí são espíritos densos e até por apenas pensar neles poderá atrair uma atenção indesejada. Sobre isto recomendo ler o artigo abaixo, pois é comum alguém perguntar porque algum espírito está aparecendo sem ser chamado.  


E certamente não é o mesmo que as simpatias e feitiços fáceis que aparecem por toda parte aos montes.

É preciso repetir sempre que Magia de Evocação não tem nada a ver com as prática de religiões de matriz africanas quanto a oferendas, etc.

Sugestão de leitura, meu texto neste livro: 
Oferendas em Magia Cerimonial e Religiões Tradicionais Africanas
Ideias e Práticas: Riscos e Influências da Integração das Religiões Tradicionais Africanas




Se você realmente estiver em dificuldades extremas se ajoelhe ao lado da cama e faça sua oração, incluindo um Salmo de forma sincera. Todos dias! Isso é melhor que tentar meter a cara numa área que precisa de muito estudo e recursos.

Se você está num momento de desespero pessoal, peça ajuda para quem sabe. É melhor pagar para um profissional que lhe diga a verdade do que procurar alguém que fale o que quer ouvir. A verdade pode doer, mas vai lhe libertar.

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!” (Jo 8,32)


Mas não tente as áreas de Alta Magia sem fazer o necessário trabalho!

Magia Cerimonial com Anjos e Dæmons não tem absolutamente nada a ver com as práticas de religião africana, nem os feitiços e simpatias publicados por aí como sendo fáceis e que geralmente podem trazer outros problemas.  

Nós chamamos “fazer o Trabalho” como todo o estudo, prática, desenvolvimento pessoal, etc. e que é algo para muitos anos. Por isso chama-se “trabalho”, a pessoa tem que trabalhar muito durante longo tempo para aprender e conquistar resultados.

Magia de Evocação é a área de mais alto nível da prática da magia e destina-se a trazer o espírito (Anjo ou Dæmon) que estão noutras esferas (diferentes planos de existência) para que se manifeste em nosso plano junto ao magista. Se o ritual for corretamente preparado e realizado, mesmo que não ocorra manifestação visível o espírito vai estar presente e poderá ser percebido de outras maneiras, como intuição, sensações físicas, sons, espelho, cristal ou vaso de água, etc.


Veja o artigo Sobre Manifestações Visuais em Magia.


Então vamos pensar um pouco.

Sim, é necessário pensar no que se está fazendo.

O assunto é muito sério.


Se os rituais dos Grimórios que tem muitos séculos sendo aprimorados por pessoas realmente experientes preveem maneiras de fazer, realmente uma série de operações, ferramentas, preparativos, etc. então qual motivo para pensar que estão ali como se fossem opcionais?

Os elementos do ritual não são enfeites ou meros acessórios.


Quer pular de um avião sem paraquedas?

Que dirigir um automóvel mas acha que ter carteira de motorista é bobagem? E sem jamais ter dirigido um automóvel? E pior, perguntam se o automóvel precisa de combustível, um banco para sentar, direção, motor, etc. Em magia vemos os iniciantes falando exatamente sobre isso. Querem os resultados de um piloto de F1 mas sequer sabem dirigir um automóvel e nem bicicleta mas querem resultados grandiosos! E, óbvio, nem o automóvel possuem.

Querem resultados grandiosos sem esforço, sem dedicação, sem pagar pelo seu próprio estudo e materiais?

Entenda isso: Magia Cerimonial é a mais cara de todas áreas. Vai custar seu tempo, muito estudo e prática e também muito dinheiro por longos e longos anos. Algumas adaptações são possíveis nos primeiros tempos, porém depois é indispensável fazer as coisas da melhor maneira possível.

Sobre isso leia esse artigo de muitos anos, mas que é bem relacionado ao assunto:
Aprendizado Ocultista, Magia, etc não deveriam ser grátis?


Se as coisas estão apresentadas nos rituais escritos e revisados por muitos séculos é porque outros que pesquisaram a fundo verificaram sua necessidade.
São séculos e séculos de estudos e práticas avançadas e nos dias atuais temos ótimos praticantes também trabalhando para manter esse ensinamento atualizado e aperfeiçoado.
E com certeza, nenhum autor sério, mesmo que apresente algumas simplificação, desconsidera a necessidade quanto a cuidados, estudo, preparação, respeito, etc.

Se o Anjo vêm, é para ensinar por bem ou por mal.


Geração Tudo-Fácil


Infelizmente vemos nos tempos modernos, com a cultura de Internet e das novas gerações que pensam que vão conseguir as coisas de modo fácil. Encontram textos por toda parte, muitos corrompidos ou apresentando versões parciais.

E pior, tantos vão direto para grupos na internet ou de conversa como Whatsapp, pedindo dicas sem fazer nenhum estudo adicional. Querem coisas fáceis para resultados espetaculares.

E nesses grupos, o que não faltam são pessoas que dizem estar fazendo as coisas muito mais fácil, sem todo o preparo que facilmente dizem ser “bobagem” e obsoletas. Mas como podem chamar algo de obsoleto se nunca tentaram fazer de verdade?

Pense bem quando ler algum comentário desses. Na ampla maioria das vezes são de novatos, sem experiência alguma que no máximo conseguiram algo por pura coincidência sem qualquer participação dos espíritos. E com muita sorte por não terem criado mais problemas em suas vidas.

Eu não acredito em 99% dos relatos de novatos que dizem fazer tantas coisas sem usar nada. A maioria absoluta estão apenas contando vantagens, mas na verdade suas vidas continuam as mesmas e escondem os problemas.


Magia Angélica também precisa ferramentas sim. E pode ser muito mais perigosa que Goetia.


E para citar outros sistemas, como Demonolatria e Luciferianismo, seus rituais são tão complexos quanto os da Goetia salomonica. Nunca acredite em quem diz que não usa ferramentas nesses sistemas porque é certo que jamais leu os livros de M. Ford, S. Connoly, etc. que descrevem um sistema completo que precisa também de círculo de proteções, ritualíticas, etc. 


Então, se alguém pensa em tentar algo sem qualquer elemento da ritualística formal, o melhor seria apenas acender uma vela e fazer uma oração daquelas tradicionais.

Sendo bem direto, em caso de necessidade, é melhor você se ajoelhar ao lado da cama e fazer uma oração, um Salmo de forma sincera.


Mas não recomendo tentar algo com esses espíritos sem experiência e muito menos se não quer fazer a parte da preparação de ferramentas, estudo e dedicação, etc.


A Magia de Evocação, sejam Anjos ou Dæmons usa ferramentas, materiais e conjurações que tem propósitos específicos para serem usados. Repito, não tem enfeite e nada é opcional.


Mas claro, tem coisas que podemos adaptar. Ninguém consegue começar na magia com tudo que é sugerido, incluindo anéis de ouro e outras coisas. Mas podemos realizar usando a maior e mais importante de todas as coisas: o sincero desejo e dedicar-se, usando o melhor de si, se esforçando. Se não tem um bonito círculo desenhado em tecido, desenhe com giz ou carvão mas faça a oração para consagrar estes! Será que é tão difícil assim? Não tem nem giz ou carvão então pegue uma lasca de tijolo que também serve para desenhar no piso! Será que nem uma lasca de tijolo você consegue? Mas faça também a oração! Isso é esforço pessoal.

Faça sua parte!


A magia cerimonial é complexa e requer trabalho sério.
Foto: Arundell Overman
A Magia de Evocação Angélica também envolve riscos sendo uma das áreas mais complexas.

E lidar com Anjos pode ser muito mais perigoso que dæmons dependendo do que se pede.


Observando os comentários que as pessoas fazem, quem está com problemas não deveria acreditar em ninguém que diga que a magia funciona “facilmente” porque não é assim e geralmente esses comentários são apresentados por valentões que, ou não sabem nada ou até são charlatões que falam de propósito com a intenção de atrair a pessoa para suas garras.


Repito sempre: eu não acredito em 99% dos relatos da turma sem prática alguma que diz que só olhou o selo do espírito na tela do celular e fez uma "visualização" em cima.

Na ampla maioria das vezes esses que apregoam milagres sem prática, se é que realmente conseguem algo, é por pura coincidência. E muitos dos relatos de resultados obtidos são literalmente fantasiosos, gostam de contar vantagem e citam casos espetaculares.

E com as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, etc, é fácil olhar o perfil público da pessoa e ver como realmente vivem. Ou escreva o nome da pessoa no Google. Será que aquele tipo de vida é verdadeiro? Ou quem sabe mostra que a pessoa é apenas uma escrava de prazeres mundanos ou tem uma vida muito desregrada. Essas são as pessoas que muitos tomam como exemplo sem se dar por conta que estão olhando para gente que vive literalmente na pior. Acreditam em raposas apresentando dicas de como fazer o galinheiro. E até em criminosos que facilmente mudam o discurso num momento falando algo bonitinho e logo a seguir apregoando todo tipo de maldades. É o tipo de pessoas que prestam depoimentos por aí, então se quer algo válido para sua vida, pesquise quem são as pessoas!

E também temos toda semana temos relatos de pessoas quebrando a cara porque fizeram coisas da forma incorreta e pedindo ajuda nos grupos ou em PVT porque começaram a acontecer coisas estranhas e até bem danosas, mas "juram" que só estavam lendo o livro, ou apenas “pensaram” no assunto, mas dificilmente contam a coisa toda e pensam que não enxergamos o que fizeram. Isso é o que não falta.


Sobre isso leia o artigo: Espíritos aparecem sem serem chamados?




Alguém poderia fazer isso?


Sim, é possível trabalhar sem as ferramentas se e somente se a pessoa já tem bastante experiência e um sólido relacionamento estabelecido com os espíritos que pretende trabalhar. Falo de prática de muitos anos. Eu mesmo as vezes preciso numa emergência simplesmente olhar para o céu e chamar por eles. Mas repito, nesse caso eu tenho algumas décadas trabalhando em magia e vou fazer isso apenas com espíritos com os quais já trabalhei muitas vezes.

Isso não deve ser tentado por quem não tem experiência alguma. Repito, vai criar mais problemas do que resolver alguma coisa.

Se a pessoa tem problemas é certo que um ritual de Evocação vai também atrair espíritos intrusivos que vão tentar se aproveitar.

Entenda isso: todo ritual para evocação de Anjos ou Dæmons também vai atrair espíritos oportunistas que vão tentar se aproveitar da pessoa.

Quer tentar evocar espíritos sem preparo?


Recomendo enfaticamente que as pessoas estudem e se precisar mesmo, procurem ajuda de quem sabe o que está fazendo ou depois poderá ser muito pior.


As ferramentas usadas nos rituais servem primeiro para proteger a pessoa contra espíritos intrusos, os oportunistas. Na verdade, a proteção principal dos rituais não é contra Anjos ou Dæmons, mas contra esses espíritos intrusos que aparecem prontamente da mesma maneira que acontece com insetos à noite quando se liga uma luz. E quem tiver quintal sabe muito bem o que é isso. Na parte espiritual é a mesma coisa. Acende-se uma luz na escuridão e ali estão espíritos oportunistas tentando se alimentar.

E tenha certeza que esses espíritos oportunistas vão aparecer mesmo quando a pessoa não tem problema algum. Estão por toda parte.

Só depois dessa proteção, como os círculos mágicos, orações, banhos, etc. é que entra a parte do ritual que serve para criar um ambiente próprio para que o espírito possa vir de um outro plano da existência para se manifestar. São espíritos que jamais tiveram encarnação humano, nossa dimensão é totalmente diferente do seu plano de existência, então busca-se criar algum tipo de situação mais favorável. E também o praticante precisa ter energia pessoal, trabalho feito e ter conquistado mérito próprio para receber sua atenção.



Vamos fazer um exemplo para desenhar de forma mais clara:


Está pensando em tentar evocar um Anjo ou Dæmons sem preparo algum? Nem uma vela?

Fazer um ritual de Evocação para um Anjo ou Dæmon é o mesmo que tentar convidar uma pessoa que você considera importante para sua casa.

Para facilitar o entendimento deste exemplo, vamos usar o exemplo clássico de sexo ou relacionamento a dois. Algo que todas pessoas normais gostam.

Magia para relacionamento. Acha que vai acontecer isso com alguém que nem conhece você?


Assim, digamos que a pessoa está interessada em alguém do tipo X.

Consegue dicas sobre alguém que seja desse tipo e até o número de telefone.

Isso é a mesma coisa que perguntar nos grupos “qual espírito é bom para tal coisa”. E conseguir também o Selo do espírito, aquele desenho engraçado que é a assinatura para ajudar a evocar o espírito. No caso o selo seria conseguir o número do telefone da pessoa.

E o que acontece? Acha que é só telefonar para alguém que nunca ouviu falar de você e chamar para vir jantar na sua casa na hora que você quer? Uhm? Ninguém sabe quem você é e quer chamar o Presidente de uma multinacional para resolver seus problemas? Ou chamar artista de cinema para sexo?

Mas digamos que consiga convencer a pessoa. E é isso que a ritualística toda da evocação pretende fazer, atrair a atenção e convencer o espírito, Anjo ou Dæmon a lhe visitar.

O que pensar para um encontro romântico desses? Jantar à luz de velas, boa comida, bom vinho, mesa à luz de velas, boa música, etc.

E o que acontece? No exemplo, essa pessoa que você anseia satisfazer todas suas vontades chega na sua casa, que está uma bagunça, suja, desarrumada e quem sabe o tal jantar se houver, é o que sobrou de ontem ou um lanchinho comprado na banca da esquina. E nem banho a pessoa fez e nem colocou pelo menos uma roupa decente. É assim que pretende obter um grande encontro?

Uhm? Quer chamar um espírito do nível de um Rei e recebê-lo dessa maneira?

E pior, a pessoa acha que tendo vindo à sua casa, nem precisa apreciar a janta. Já quer ir passando a mão e tentando levar seu convidado para a cama direto para um sexo maravilhoso e fantástico incluindo todas taras possíveis.

Será que fui claro?


É exatamente isso que a maioria das pessoas fazem quando tentam chamar anjos e dæmons cortando caminho.

Sem exagerar na comparação, acontece que seu convidado entre tantas coisas é Faixa Preta em artes marciais, especialista em Tiro ao Alvo e muitas outras coisas. E o resultado certo é que vai lhe ensinar a ter respeito.

É isso que acontece quando tentam chamar estes grandes espíritos sem o devido respeito e trabalho. A pessoa pode receber uma lição bem dura sobre isso.



Por isso falamos tanto sobre ter uma abordagem respeitosa com os espíritos. Não se trata de cultuar e muito menos abaixar as calças para eles e tornar-se escravo deles. É apenas tratar com respeito para também poder cobrar respeito de sua parte.



E com as pessoas também.

De cara observamos pessoas que sequer querem pagar por uma consulta para analisar e orientar sua situação de maneira mais adequada.


E até já tive discussão com pessoas que pretenderam forçar nosso serviço como se fôssemos menos que prostitutas. Acontece que prostitutas também prestam um serviço à comunidade, ajudando quem precisa de ser serviços. Porém elas também vão analisar o que é pedido, se vão aceitar ou não e quanto isso vai custar. Elas não fazem qualquer coisa assim.

Na nossa área, tentam nos impor que deveríamos aceitar qualquer coisa. O que é uma imagem horrível, pois tantas vezes são coisas que nem a prostituta mais liberal aceitaria.

Respeito e admiro as prostitutas. Aprendi muito sobre elas. É graças a elas que deixam de ocorrer tantas violências domésticas e até estupros. Seja como for, é também um trabalho de amor. Não me interessa se você discorda, eu levei muito tapa na cara por causa disso pois décadas atrás eu admito que também não concordava com a profissão mais antigas de todas. Tem algum motivo para ser tão antiga. A maior das discípulas de Jesus foi Maria Madalena, uma prostituta. Curiosamente seus ensinamentos não aparecem no Evangelho. Mas tenho certeza que foi pessoa de imensa sabedoria. E quem sabe talvez realmente casou com Jesus e foram para a India como constam tantos relatos históricos que apontam que depois do Calvário Jesus tenha ido para a Índia onde existe até um túmulo para ele. Mas isso é outra coisa.


Conheço também pessoas que aceitam qualquer trabalho em magia. Mas tenha certeza de que estas também vão fazer uma consulta antes para saber onde estão se metendo.


Então pretende chamar um grande espírito, um Rei, um Presidente, Arcanjo ou que for, criaturas dos mais altos escalões para chegarem na sua casa e verem que falta tudo por que você não preparou o necessário por preguiça na maior parte das vezes?

Vou repetir: preguiça. É a maioria dos casos de quem não quer fazer o trabalho. E para esses, sem perdão.

E novamente cito, que realmente existem casos de necessidade maior. Porém, não adianta tentar aprender algo tão complexo como Cirurgia Neurológica se nem fez o primeiro nível na escola. É melhor procurar quem saiba o que está fazendo.




Mas em caso de necessidade verdadeira?


Sempre é necessário que a própria pessoa reconheça que precisa de ajuda.
Não é vergonha precisar de ajuda. 


Então a situação é quando a pessoa realmente não tem como fazer as coisas.

Se é apenas um novato, deve entender que a magia de Evocação demora anos de aprendizado e prática para começar a trazer resultados consistentes.

Repito, não acredito em 99% dos relatos de gente sem experiência falando que conseguiram grandes coisas. Normalmente foi apenas coincidência.

Se a pessoa realmente precisa de algo, mas não tem experiência, é melhor que procure ajuda de quem sabe o que fazer. Peça informações, não fique na primeira opinião. Não vá atrás de propagandas de resultados milagrosos pois certamente já são um alerta de charlatanismo.

E em tempo de dificuldades sérias, ajoelhe-se ao lado da cama e faça sua oração sincera. É o melhor de tudo.

Ou procure áreas como as Terreiras de Umbanda, Centro Espírita e tantas Igrejas que fazem um serviço voluntário, mas certamente requerem muito tempo, ninguém vai comprar uma briga sua, tudo será feito em etapas graduais.


Não tenho vergonha alguma em dizer que já estive tantas vezes buscando ajuda destes grupos que muito me ajudaram. Mas nunca pedi nada de graça, nunca tentei que me dessem algo além do que poderiam fazer.


Repito, não tenha vergonha de procurar grupos de tantas áreas que fazem um serviço para os demais.


Assim, procure Centro Espírita, Terreira de Umbanda e até as Benzedeiras da sua região. Esses certamente não vão atender pedidos do tipo “trazer um Ex” de volta ou solucionar uma crise financeira na sua empresa mas vão ajudar para que você consiga pelo menos ter os pés no chão novamente.

Estes vão ajudar para que a pessoa tenha a força e equilíbrio necessários, limpar energias negativas e ajudar para que a pessoa por si mesma encontre seu caminho de crescimento de novo.


Faça o que puder fazer no seu nível de aprendizado. Mas não tente pular etapas pois certamente vai trazer mais problemas.


P+

15/12/2018

.'.

Outros artigos sugeridos: 

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.

Sem comentários: