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quarta-feira, 24 de junho de 2009

O bom e o mau empresário

Meu comentário no blog do Pedro Mello, na revista Exame: Vendas: O cliente que nunca mais voltará
"Quantas vezes passamos discursos calorosos sobre novas estratégias de fidelização de clientes? Quantos cursos de marketing, programas de CRM e técnicas para mensuração da qualidade fazemos pra tentar chegar ao máximo nível de satisfação possível. Depois disso tudo, descobrimos que eles continuam insatisfeitos."

Meu Comentário:

Algumas empresas controlam setores do mercado. Tem o privilégio de tratar mal clientes e faturar muito com isto. Ser executivo desta maneira, com dinheiro a vontade para fazer qualquer porcaria, é apenas demonstração de falta de capacidade e é imoral.

Outras sem proteção dos nichos, não fazem concorrência. Preferem tratar clientes como rivais. É o administrador que se acha muito esperto cobrando taxas exorbitantes, faz propagandas enganosas, maquiagem de produtos, etc. Especializa-se em passar a perna nos clientes.

Tem as que fazem concorrência com outras empresas e disputam clientes a tapa. Quer dizer, o cliente é empurrado a tapas, serve de saco de pancada para bater no rival. É comum nalgumas empresas familiares ou voltadas ao "status".

Tem as que apenas geram dinheiro para satisfazer as vontades de seus donos. O resto que se dane. Cliente, funcionário, tudo é encarado como despesa. Geralmente situam-se em áreas com várias opções, mas acham que tem muitos clientes (ou otários) e ainda, tem a propina para ajudar quando possível. Se perder um cliente, não dão a mínima, contanto que faturem. Restaurantes que vendem comida ruim, produtos médicos vencidos, comércio de todo tipo, etc. São como erva-daninha, surgem em toda parte, incomodam muito e são difíceis de eliminar.

Tem as empresas idealistas. Seus donos tem algum tipo de meta ou ideal em que acredita. Acham que seu produto é o que o mercado quer, esforçam-se e tentam fazer bem o que se propôem. Só esquecem de perguntar se é isto que o cliente quer e ficam empurrando aquilo goela abaixo de todo mundo. Conheço uma vinícola que fez um bonito trabalho de imagem, rótulos, folders, etc. Só esqueceram de jogar no lixo a velha receita do péssimo vinho barato.

Tem os sensacionais. Tudo que fazem é o máximo então seus clientes também devem ser o máximo. Isto na ótica deles. Se você não é da mesma turma, esqueça pois não é só muito dinheiro que procuram. O que procuram são fãs, adoradores, bajuladores, não clientes.

Tem os herdeiros da maldição. O negócio caiu na mão deles e o cliente TEM QUE reconhecer a "imensa boa vontade" da empresa que "propicia" o imenso favor de permitir que estes míseros seres venham a sua presença.

Tem vários tipos. O empresário preguiçoso, o acomodado, o sonhador, o envergonhado, o mesquinho, o "paitrocinado", o criativo, o caprichoso, o "certinho", etc.

Sem esquecer é claro, que funcionários, também são clientes.

Funcionários, fazem parte do processo. Se está insatisfeito, inevitavelmente vai deixar isto transparecer. O funcionário (justamente) insatisfeito, é uma das piores propagandas que o mau empresário merece. Funcionário tem família, vizinhos, amigos.

Eu disse merece? Mau empresário merece ser chamado de mau empresário. Quando são coisas feitas de propósito, como produtos maquiados, valores absurdos, serviços mau feitos, descaso, etc, estes merecem ser chamado de "tampinhas". E eu estou cheio de ver empresário tampinha. Tem tampinha de todo tipo. O espertalhão, o que se acha inteligente, o socialite, o dono da verdade, o gênio que transformou um litro em 900ml e o Kg em 875 gramas, a dúzia que só tem dez..., etc.
O tampinha na prática, vive de aplicar trambiques no mercado e o cliente que se dane. E claro, eles tem estatísticas para provar que estão certos.

Houve tempo em que as pessoas tinham adoração por certas marcas e até fidelização para certos produtos. Mas o encanto se desfaz quando você descobre que sua adoração, decidiu lhe enganar de propósito substituindo produtos e serviços, por caixas mais vazias, por pratos menores, produtos piores, atendentes insatisfeitos...

Tem boas empresas. Gastam menos comprando falsas imagens de propaganda. Aprendem a usar canais de comunicação sem precisar inventar notícias, nem selecionar a dedo quem vai responder os testes "anônimos" de avaliação (sou testemunha deste tipo de coisa).

Tem boas empresas que tem problemas, como todo mundo que é normal tem, mas não ficam empurrando o problema primeiro para o cliente.

Tem empresas com clientes e funcionários satisfeitos. E que não serão crucificados caso se arrisquem a dizer (de verdade) que não estão satisfeitos.

Tem empresa que ouve e escuta o cliente e o funcionário. Tem empresa comandada por pessoas que merecem ser chamados de empresários, no sentido de liderança, visão, iniciativa, empreendedorismo e correção pessoal.

Tem ótimos empresários, que mesmo sendo bons no que fazem, são também pessoas normais. Tem defeitos, gostos pessoais e não se envergonham disto, nem ficam ostentando o que não são. Conseguem captar o que acontece ao seu redor, ser criativos, e ter melhor qualidade de vida.

Já o "empresário tampinha", pode até frequentar clube, viajar, beber bem, etc, mas geralmente, são pessoas que tem medo de assaltos, ou estão estressados, ou com medo de que ou a policia descubra o que fazem, ou esposa/marido/familia descubram, ou que o padre descubra. Ou de serem reconhecidos por algum de suas vítimas, seus ex-clientes... Lembrem do velho ditado: "Quem não deve não teme". Pois observo que estas pessoas, geralmente tem bastante medo. Imaginem de que.

É de se rir de alguns casos em que restaurantes, lojas e outros locais que foram duramente criticados em blogs e nas redes sociais por clientes mau atendidos ou até mesmo lesados, que tiveram a capacidade (eu diria cara de pau) de ameaçarem de processo justamente aqueles que na verdade foram vítimas do seu mau serviço.

Cliente bem atendido, é uma boa indicação para outras pessoas. O cliente mal atendido, fala mal para todo mundo. Em tempos de internet, se o cliente participa de blogs, comunidades virtuais, etc, muito pior, pois a quantidade de pessoas que vão ouvir falar mal, aumenta exponencialmente.


24 de Junho de 2009

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Rastrear Rebanhos e ONGs

Meu comentário no blog da Fabiane Stefano, da revista Exame:
"...Os três maiores varejistas no Brasil - Carrefour, Wal-mart e Pão de Açúcar-, que na quinta-feira anunciaram a suspensão de compras de carne desses abatedouros..."

Meu Comentário:


Esse processo vai estimular a implementação de RASTREABILIDADE dos rebanhos. A identificação e acompanhamento do ciclo produtivo do produtor até o mercado é algo importante.

Tem problemas é claro, até porque não existe sistema gratuito como gostariam alguns desavisados que insistem em querer comprar BMW pelo preço de Chevete usado.

E também, além do processo cultural, existem procedimentos operacionais a serem implantados e que requerem atualização dos envolvidos.

Outro ponto que os colegas citaram, e acho oportuno também comentar: DAONDE vem o dinheiro de muitas destas ONGs?

Vocês sabem quem são os verdadeiros dirigentes de muitas organizações que estão em nosso país, e que prontamente gritam contra qualquer tentativa de melhoria, seja do aproveitamento racional dos recursos da mata, seja contra a melhoria da malha viária e fluvial, só para citar dois exemplos?

Nem todo país pode viver só para atender turista. É impossível, a menos que todos nos tornemos serviçais de colonizadores.

É necessário desenvolver sim, com consciência e coerência.

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terça-feira, 23 de junho de 2009

Notícias falsas na Web sobre desastre da Air France

Meu comentário publicado na revista INFO: "TV cai em pegadinha e exibe falso Air France"
"...SÃO PAULO – Uma armadilha da web fez a emissora boliviana PAT exibir imagens do seriado Lost como se fossem fotos capturadas do desastre aéreo da Air France...."


Esta era de se esperar.

A falta de validação de fontes de informação é algo notório mesmo antes da internet.
Mas graças a Internet, o que vemos atualmente, é que boa parte do jornalismo tem-se revelado também um grupo bastante adepto da simplicidade de Recortar + Colar de qualquer coisa.
Isto não tem absolutamente nada a ver com o diploma do curso de jornalismo, que é algo muito bom para quem quiser se aprimorar na profissão.
Isto tem a ver, com a busca de resultados imediatos, a comodidade ou (até mesmo) preguiça, sem falar, que continua palco comum, a cena que alguns fazem copiando material de outros e assinando como sendo seus.
Grandes agências de notícias pelo mundo todo, já se viram flagradas por apresentarem matérias destas que alguém inventa e coloca na internet.
É muito fácil inventar uma credibilidade, basta que a "matéria" cite algumas fontes, de preferência noutro idioma, que sua verificação rapidamente será superficial.
Toda semana vejo este tipo de artigo, nos mais diversos e tradicionais meios de comunicação, incluindo alguns dos telejornais de maior audiência nacional. Basta estar um pouquinho atento e nas mais diversas matérias, "para engordar", aparecem citações que, para a pessoa um pouquinho mais informada, são verdadeiros disparates. E não é só nos quadros de variedades.
Outra coisa a ser lembrada, é a divergência de linha editorial. Basta exemplificar com a tal "crise" atual. Uma grande emissora, só apregoa tragédia, empresas fechando, empregados se jogando da ponte. Mas no canal ao lado, também de grande audiência, toda semana apresentam números positivos, dados de crescimento, ou de sucessos para quem não vive apenas de apregoar imagens sangrentas.
Neste últimos meses, assisti várias vezes, entrevistas no mesmo local, mudando apenas alguns personagens. Sobre os mesmos dados iniciais, uns choravam a tragédia desavisada. Outros, relataram detalhadamente que por meses já estavam sabendo do assunto e se preparavam.
Sempre é bom lembrar, procure ouvir mais de uma fonte. Não acredite nem na maior emissora, nem no jornal que parece ser o mais técnico. Todos tem pontos fortes e fracos e, numa coincidencia infeliz, isto pode levar a decisões erradas ou fazer com que percamos a decisão de sermos, um país forte, uma nação que é capaz de pensar, uma sociedade que tem imensas riquezas e que podemos sim, ter uma vida melhor, mais justa e perfeita.

SPAMMERS declaram-se culpados nos Estados Unidos

Para quem não sabe SPAM é CRIME.

O FBI anunciou através do Departmento de Justiça Press, a declaração de culpa, numa corte federal em Detroit, USA, de cinco indivíduos por SPAM, num esquema internacional de fraude multimilionária.

Alan M. Ralsky, 64 anos, de West Bloomfield, Michigan e Scott K. Bradley, 38, também de West Bloomfield, de declararam culpados de conspiração para cometer fraude em larga escala, fraude postal e por violar o ato CAN-SPAM.
As penas previstas são de 87 meses de prisão para Ralsky, 78 meses para Bradley e um milhão de dólares de multa para cada um.
A lei CAN-SPAM foi aprovada pelo congresso americano em 2003 para controlar e-mails usados para SPAM e proibe a falsificação de informações e envio por meios fraudulentos.
John S. Bown, 45 anos, de Fresno, California, além das outras acusações, foi condenado pela criação da botnet, rede criada pela infecção de computadores por software malicioso. Ele de pegar 63 meses na cadeia e ter que pagar Us$ 75 mil.
William C. Neil, 46 anos, também de Fresno, está sujeito a 37 meses de prisão e multa de Us$ 30 mil.
James E. Fite, 36 anos, de Culver City, California, também declarou-se culpado, inclusive de falso testemunho perante os agentes do FBI. Vai lhe custar até dois anos de prisão e multa de Us$ 30 mil.
A sentença deverá ser proferida dia 29 de outubro de 2009.
Fonte: http://detroit.fbi.gov/dojpressrel/pressrel09/de062209.htm

Estão de parabéns o pessoal do FBI e todo sistema de justiça dos Estados Unidos.

SPAM, além de representar a maior parte do volume de tráfego na internet, é uma das maiores causa de dissiminação de vírus, produtos falsificados, inclusive medicamentos (isto mata pessoas!) e fraudes de todo tipo.
Divulgar publicamente nome e endereço destas pessoas que tornaram-se a escória do pior lixo que existe na internet, é um ato de sabedoria, pois leva a público quem é covarde e ROUBA literalmente os demais. Caso algum inocente não saiba, 99,999999999999% do SPAM enviado, usa recursos ilegais para usar outros computadores e recursos de transmissão, sem pagar nada. Além é claro, de emporcalhar a nossa vida com suas porcarias.
Para quem tem empresa, a maneira mais certa de se queimar no mercado é fazer SPAM.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Busca da espiritualidade no dia a dia e na empresa

Meu comentário postado na Revista Exame
Blog do Adriano Silva - 19/06/2009
Tópico: Em busca da espiritualidade (get back to where you once belonged)
"...Minhas tentativas de inserção no mundo da religião, das pessoas espiritualizadas, acabou naufragando. Foi bom ter tentado. Foi bom ter tido a experiência..."

O Adriano fala sobre sua incursão singular em busca da espiritualidade e sua desistência.

Acho que espiritualidade faz parte do ser humano, cada um dentro do seu nível de entendimento e evolução.

Isto vai refletir-se também nas nossas atividades profissionais, pois paralelos existem e muitos, em tudo que fazemos.
Administração de empresas, TI, negócios, não é só cuidar de números, ou ter lábia para vendas. Quem somos, porque somos e para que, são partes disto. Buscar uma visão mais abrangente de si e de nosso relacionamento com o todo, faz parte disto.

Daí, a minha opinião que empresas também são organismos vivos, e cuidar delas, faz parte do cuidado que temos com nós mesmos.

Segue o comentário que fiz ao tópico do Adriano, sobre sua desistência:

Parabéns pela desistência. Li seus comentários cartesianos, e a impressão que tive, é de uma ida ao supermercado em busca de algo que se imagina o que seja, apenas não sabemos a marca do produto.

Ir ao supermercado é o que muitas vezes fazemos, quando precisamos de algo. E hoje em dia, encontra-se praticamente de tudo por lá. Está com a mente suja? Vá correndo comprar produtos de higiene pessoal. As pessoas não entendem o que você fala? Quem sabe um enxaguatório bucal, ou então uma fruta deliciosa que deixe um hálito convidativo? Precisando de uma reciclagem na vida doméstica? Passe na sessão de padaria e compre alguns sonhos para compartilhar com amigos.

Não esqueça de algumas sessões de semi-extase, com um bom vinho enquanto ouve aquelas músicas que lhe tocam mais profundamente. Está carente e solitário? Aproveite para pedir dicas para outras pessoas que você ache interessante, como usar este ou aquele produto sempre é uma boa maneira de se aproximar de alguém.

E depois de tudo, vá passear por aí. Deus está no supermercado tanto quanto está em qualquer outro lugar.
Nenhum sistema é garantido para todos. Tem um manual de regras logo de cara, e você ainda nem pisou na soleira da porta? Então como é que você vai perceber o desconhecido se primeiro lhe dão um modelo a ser seguido?

Deus não tem regras e ao mesmo tempo, é a própria disciplina do universo. Algo para ser vivido como o lapidar de pedras brutas.

Claro que, seguir uma vida mais espiritualizada vai implicar em regramentos, mas é como saciar a fome.

Primeiro, come-se qualquer coisa. Depois, aprende-se que arrumando a cozinha consegue-se coisas melhores. Depois, aprende-se a cozinhar e como é bom manter os utensílios limpos. E até mesmo, chegaremos a convidar outras pessoas para desfrutar da mesa conosco. Pode-se tornar um chef querido ou um expert em salsicha cozida.

O que importa é fazer bem o que se faz.

Espiritualidade é bom, faz parte de tudo. Tem que ver o quanto os programas de computador que escrevo parecem mantrans, assim como observo que as empresas refletem aspectos emocionais, mentais, espirituais, etc de seus membros, e da mesma forma, suas decisões e questionamentos.

Olhe ao redor e descobrirá coisas como olhar para árvores e perceber que sua estrutura ensina sobre administração. Quem sabe, ao entardecer, poderá perceber o brilho discreto que paira sobre elas, o "prana", a energia vital.

O caminho começa por decidir estar disponível e apenas seguir vivendo.

Quando paramos de buscar, pode acontecer por si só.

Aí então inicia-se a caminhada.

Mas não somos nós quem escolhemos local, nem hora.

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quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ubuntu Satanic Edition vai inspirar edições personalizadas

Ubuntu Satanic Edition assusta até marmanjo

Saiu uma versão metaleira do Ubuntu! Veja link no final.

Total Massacration na veia!!! Yeeeeaaaaahhhhhh!!!!

Mas falando sério, poderia ter alguns kits prá gente criar distros customizadas né?

Além da Hello Kitty já sugerida, outros sucessos garantidos serão: "Sertanejix", "Xuxix" e a edição especial "Trapalhix" com a presença ilustre do Wine para rodar IE8 já pré instalado.

Outra versão de sucesso será a XXiX, já previamente customizada com todo tipo de Codec de video, players e editores de imagens e videoclipes de todo tipo, firewall, proxys e anonimizadores preconfigurados para navegação por sites adultos.

Detalhe especial para o desfragmentador de disco com interface gráfica muito, mas muito interessante e um browser cheio de controles digamos, interativos. Ah sim, os movimentos e botões do mouse são cheios de surpresas... cada click uma surpresa. rssss...

E claro, teremos as distros menos populares, mas que tem público certo. Como a Linux Progvacas (ou Progressivix), para todos fãs do do rock progressivo, uma das melhores obras da evolução humana. Com interface gráfica inspirada nos albuns do YES e efeitos de navegação no Ozric Tentacles. O gerenciador de arquivos será o Rush e Pynk Floyd para os mais saudosos, presente na vaquinha gerenciadora de memória. Para os virtuoses, permitirá usar oito teclados simultaneos, cada um numa área de trabalho separada, todos trabalhando em harmonia sideral.

E claro, os puristas não serão esquecidos. Teremos a N-esima versão Beta do Linux Jazz. Só será distribuido para os que apresentarem carteira e mensalidades em dia nos ultimos dez anos, do clube dos verdadeiros audiófilos profissionais de jazz. Para instalar, será necessário que o PC tenha conectores em ouro, para evitar ruídos, esteja assentado em mesa projetada especificamente para evitar trepidações e que esteja em harmonia com toda a sala especialmente projetada para sua audição. Ops, digo, para sua instalação. Os drives deverão ser formatados completamente 17 vezes seguindo uma escala de gravação binária para assegurar que não reste nenhum bit de ruído no disco antes da gravação. Um bom ouvinte de jazz poderá rapidamente instalar esta distribuição em apenas oito ou nove semanas, caso não apareça outro modelo mais perfeito de monitor para exibir corretamente a gama de cores das telas... Caso isto ocorra, vamos esperar a nova versão Beta com suporte adequado...

Brincadeira, brincadeira... Uma versão com o Spyro Gira já seria legal.

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Meu comentário na revista Info publicado em:
http://info.abril.com.br/blog/zonalivre/20090616_listar.shtml?174276