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quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Criticas certas ou não, neste ou naquele bar

O blog esenhaem6.blogspot.com havia publicado um posto criticando o atendimento e qualidade dos produtos num conhecido bar da metrópole. Os donos do estabelecimento não gostaram da reclamação e pediram para tirarem.
Entram aí, a veracidade dos fatos, e até que ponto pode-se manifestar publicamente sem que a outra parte possa argumentar excessos.
Um dos autores do blog, é da revista Info, na qual saiu uma matéria sobre o assunto:
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/blog-e-ameacado-por-criticas-a-bar-29092009-34.shl?2
Vários outros blogs publicaram manifestações a respeito, favoráveis ou não, como por exemplo, o http://www.contraditorium.com


Meu comentário a respeito:

Parece-me que esqueceram que cliente bem atendido, vai te indicar até dez outros clientes. Mas cliente mal atendido, vai falar para todo mundo, conforme forem seus contatos. Se o cliente é blogueiro, vai escrever comentário negativo sim.
Sobre o que teria sido a réplica pública dos proprietários do estabelecimento, eu pessoalmente achei ofensiva, pois primeiro credita ao "tamanho" do estabelecimento, seu maior peso, em detrimento da qualidade.
Poderiam ter usado a tradicional resposta "lamentamos o ocorrido e estamos verificando para poder solucionar eventuais problemas e continuar atendendo bem nossos clientes..." só que não foi isto.
Eu já fiz comentário negativo de estabelecimentos no Orkut, em comunidades com mais de 20.000 membros e ninguém sequer cogitou de tentar negar, pois os locais (alguns dos melhores restaurantes de Porto Alegre), eram sabidamente pontos de problema semelhantes.
Claro que a intenção não é denegrir a imagem de ninguém, como o Arthur Cavalcante comentou. Em pleno século XXI, comentários deixam de ser apenas da pequena esfera pessoal. Pessoas utilizam sites de relacionamento, blogs, etc, para manifestar suas impressões e trocar idéias com seus conhecidos.
Mas também, é claro, não se pode falar qualquer coisa. Liberdade de expressão não significa libertinagem. É necessário responsabilidade, algum estilo e elegância ou humor, para falar sua opinião. E também estar preparado para opiniões contrárias.
Mas quando se fala a verdade, a minha recomendação para evitar incomodação com advogados prontos a ganhar um dinheirinho lhe importunando, é evitar a afronta muito direta. Pode-se elogiar serviço com ironia e humor, por exemplo.
No final, todos entendem a mensagem. Quem não quiser entender, ou mudar, azar.
O que não podemos mais é permitir que maus prestadores de serviço imponham-se por causa do seu poder economico, nem que qualquer um fale qualquer coisa sem uma adequada argumentação.

As batalhas, não são entre armas. Mas entre idéias.

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Leia outros artigos clicando nas tags abaixo:

Dize-me o que vestes e direi quem te manda

O Adriano Silva, da Exame, escreveu um interessante questionamento sobre como as empresas controlam ou não a maneira de vestir de seus funcionários. Este controle muitas vezes vai a extremos.

Meu comentário publicado no artigo "Sua corporação é control freak? ":



Modo irônico = ON.

Outra imensa bobagem! O que tem de errado em uniformizar o pensamento dos "empregados" se estes são pagos para trabalhar e fazer o que a empresa manda? Calem a boca, não pensem e fazem o que mandamos! Pagamos pela sua vida! Obedeçam nossas neuroses autocráticas!

Produtividade é fazer o que tem de fazer. Pensar é para quem é pago para "pensar" em como fazer o que o Deus-Chefão-Todo-Poderoso quer.

O resto deve cumprir ordens, ficar com a bunda na cadeira e nada de perder tempo com coisas absurdas e improdutivas!

De preferência devem baixar a cabeça e só trabalhar e não devem nem respirar pois estão sendo pagos para trabalhar (escutei isto recentemente de um gerentão nacionalmente famoso até sair da empresa nacionalmente famosa)...

Máquinas paradas não produzem! Pás encostadas não cavam! Com certeza o mesmo vale para qualquer atividade que a "peonada" tem que fazer.

Qual a diferença entre fazer força nas máquinas ou empurrar o teclado para fazer o computador funcionar?

Ora, dizem até que "estudamos em Universidades de Alto Nível", "somos superiores a essa gente toda"...

Habilidades, histórico profissional, talento, nada disto importa.

Para os atuais senhores de engenho e suas mesmas velhas e mimadas idéias, a grande Senzala Virtual continua sendo seu território.

Quem discorda, ou vai para o tronco ou é atirado embora. E sempre perseguido com certeza pelos cães e seus capatazes.

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terça-feira, 29 de setembro de 2009

Conjur - Catho é condenada a pagar R$ 13 milhões por furto de currículos

Vi agora:

Catho é condenada por furto de currículos na internet

Por Gláucia Milício repórter da revista Consultor Jurídico.

A Catho, maior empresa de recrutamento profissional do país, está obrigada a pagar R$ 13 milhões por furtar currículos da base de dados da sua concorrente, a Gelre. A determinação é do juiz Mário Galbetti, da 33ª Vara Cível de São Paulo. Ao analisar a ação, o juiz destacou que sob qualquer ângulo que se examinasse a questão, não haveria como deixar de reconhecer a prática desleal praticada pela Catho. Ainda cabe recurso da decisão.

Este processo não é o único que a empresa responde. Está tramitando, na mesma vara, processo da outra concorrente Curriculum. Assim, como a Gelre, a empresa alega que a Catho usou o programa batizado como "rouba.phtml", para capturar seus currículos e endereços eletrônicos nos sites.

No caso da Gelre, antes de analisar o pedido, o juiz Mário Galbetti pediu laudo pericial para confrontar as alegações das duas empresas. A Catho, para se defender, afirmou que não praticara nenhum ato ilícito. Contudo, no confronto de 3,8 milhões de endereços da Catho com os 499 mil da Gelre foram encontrados 272 endereços eletrônicos coincidentes, “sendo certo que a própria preferência assinalada nos documentos da Catho indica que estavam ali sendo extraídos do banco de dados da Gelre”, destacou o juiz.

Na decisão, Galbetti ainda escreveu que, conforme prova pericial feita nos computadores da Catho, foram encontradas troca de e-mails entre funcionários que recebiam bônus de acordo com a quantidade de currículos capturados da concorrente. “E se não bastasse, os próprios funcionários da Catho se auto intitulavam nos e-mails como “hacker” ou “craker”, afirmando que sua função era roubar currículos.”

Ainda segundo a decisão, a Catho utilizava o número total de currículos para fazer propaganda e captar mais clientes no mercado por ser a empresa com maior base de dados do setor. A empresa explorava o que denominava de vulnerabilidades ou falhas de segurança do site concorrente, copiando todos os currículos da sua base, registrou o juiz.

Por fim, para fixar o valor da indenização, o juiz levou em conta o valor cobrado pela própria Catho, de R$ 50 por mês, por currículo inserido. “O fato de a empresa ser uma das maiores, ou a maior do setor, somente torna ainda mais reprovável seus atos”, finalizou.

A assessoria de imprensa da Catho informou que a empresa vai recorrer da decisão.

Clique aqui para ler a decisão.

Matéria publicada no site:Conjur - Catho é condenada a pagar R$ 13 milhões por furto de currículos.

Meu comentário:

É fácil ser uma empresa grande. Difícil, é ser uma Grande Empresa.