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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Inovação apesar das Métricas

Sobre uma interessante matéria das Revista Amanhã: Inovar com quais métricas?...
 "As métricas são importantes. Algumas empresas as usam demais, outras criaram padrões simplistas demais. E outras ainda pensaram que poderiam inovar sem métricas. Nenhuma dessas abordagens é útil. Precisa-se de métricas que verdadeiramente apoiem a cultura, a execução estratégica e os resultados necessários para sustentar a inovação. -
Hitendra Patel"



Foto: Greg Wallis


Meu comentário:


Métricas? Medidas? Calibradas? Me parecem termos mecânicos, retos, duros.

O artigo é interessante, pois aborda as necessidades que são próprias de grandes corporações para mensurar, cobrar resultados, premiar, etc


Mas eu gostaria de sugerir também as seguintes questões, pontos que são importantes para avaliar, e que vão muito além das frias e calculistas métricas:

Valores humanos? Sim, eles podem fazer toda diferença. Companheirismo, espírito de equipe, clima (ambiente) de trabalho.
Percepção pessoal dos colegas, satisfação pessoal, participação e interação entre as pessoas, evolução pessoal e familiar, interação social da empresa nas comunidades (tanto clientes quanto nos locais aonde está instalada).

São pessoas que fazem o negócio andar. Métricas, medidas, avaliam friamente e nivelam todas as arestas que são justamente o que podem ser TODA diferença para se ter INOVAÇÃO.

Máquinas não inovam, apenas repetem. É a qualidade da diversidade humana e o nível de consciência que faz toda diferença.

Temos recentes casos de grandes empresas declarando publicamente que deixaram de ser inovadoras (mas creio que não abdicaram de tantas e tantas regras mecanicistas).

Pessoas acomodadas demais não inovam, tendem a produzir o mínimo. Emoção, carinho pelo que se faz, consciência de si e dos demais são importantes para se olhar para o mundo e ver as infinitas possibilidades.

Métodos são bons, mas humanidade também!

.'.


Nota (Disclaimer):  Não tenho qualquer relação com as empresas citada no artigo original. O presente texto pretende apresentar sugestões e conceitos para ampliar a consciência e sugerir diferentes pontos de vista ao mercado em geral.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Direito de Beber

Um funcionário da Ambev foi demitido porque teria bebido cerveja de outro fabricante. Será que é de rir?
Matéria publicada na Conjur: Empregado demitido por beber cerveja de concorrente ganha indenização


Meu comentário:




Direção versus Gerencias

Já prestei serviço como terceirizado para a Ambev, e fui colega de um de seus ex-diretores, bem como conheci pessoas que lá trabalham(ram). O que pode ter ocorrido, e é comum, é que a diretoria tenha uma percepção dos acontecimentos e baseia-se na confiança que deve(ria) existir entre os departamentos.
Porém, nem sempre as atitudes de um estão de acordo com o coletivo. Acredito na real possibilidade do ocorrido, o que é com certeza muito desagradável e deve ser severamente repreendido por caracterizar mais do que assédio moral, mas uma verdadeira afronta as liberdades pessoais duramente conquistadas pelos povos em séculos lutando contra a escravidão.
Também é possível que tenha sido algo a nível de departamento, que evolui de forma negativa dentro da empresa.
Já comentei, sobre noutras áreas, que muitas vezes falta justamente colocar o nome dos supervisores/gerentes responsáveis diretamente pelo ocorrido. Muitas vezes, apesar da responsabilidade que é própria, diretores/presidentes não sabem do que se passa.
Vide o caso das telefônicas em que gerentes anônimos criam programas que esculhambam com o mercado e ficam anonimamente contemplados com a impunidade de seus atos.

Certas punições deveriam ser solidarias. Empresas que tenham uma boa índole poderiam assim se destacar pela REAL qualidade de seus atos.

Por exemplo, um gremista não muda seu caráter por estar no restaurante de um colorado e vice versa.
.'.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Oportunidade para Ampliar Consciência e Criatividade

Referente a matéria da Revista Galileu:Hotel recolhe aparelhos eletrônicos dos hóspedes no check-in.


Basicamente o Renaissance Pittsburgh Hotel lançou um pacote onde as pessoas deixam seus eletrônicos durante dois dias para se dedicar a outras coisas, como a leitura de bons livros.

Meu comentário:

A idéia é muito interessante, se bem que o hotel fica em área bastante urbanizada.

Este tipo de atividade, pode ser muito mais produtivo em locais mais próximos da natureza, como pequenos lugarejos cercados por atrações naturais, fazendas, montanhas, recantos ecológicos, locais místicos, etc.

Quando proponho atividades assim ou comento no meu blog, falo sobre a busca do contato consigo mesmo e com as energias naturais, para ampliar o nível de consciência pessoal.

Além de alimentar corpo e espírito, são atividades ótimas para profissionais de todas áreas.

Empresas que necessitam encontrar produtividade e criatividade podem descobrir que qualidade de vida dá grandes resultados e amplia os horizontes de todos.

Locais como a Chapada Diamantina são repletos de oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal.
Foto:
Ruiz2009

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Leia também:


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