English readers and other languages: Many posts are in portuguese, you can use the Translate button at left side.

Clique nas imagens dos artigos! Elas levam você para o site do artista que a criou e muitas
vezes tem assuntos relacionados ou outras imagens para expandir seus horizontes!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Seus Melhores Amigos: A Turma da Arquibancada




Seus Melhores Amigos: A Turma da Arquibancada

Fazendo um comentário sobre um post de uma amiga no Facebook que trazia o seguinte:

"Posso ser sincero?
Não escute as pessoas negativas. Junte-se a quem enxerga a vida com bons olhos. Alie-se aos que lhe amam de verdade e que curtem seu sucesso. - Marcos Meier"


Lembrei-me de uma palestra que assisti nos anos 90 em que falaram sobre as pessoas que são a tua turma da arquibancada e escrevo a partir desta idéia.


Alguns têm a turma do bar, da farra, dos bons momentos. Ninguém está muito preocupado com você, independente do assunto. Estão apenas passando o tempo, sem mais nada para fazer, sem futuro, sem consciência. Pode ser legal no momento, mas na primeira dificuldade tu estarás sozinho e vai descobrir que plantou sobre pedra, não terá nada para colher, ninguém para segurar tua mão.

Outros têm a turma que participa a sua própria maneira, daquilo que fazem. São aquelas pessoas que gostam de você e do que tu fazes. Torcem por você.

Veja, quando existe uma boa meta em que acredita e essa vale a pena, tu te torna como uma estrela mostrando o caminho que tu fazes para outras pessoas.

Você pode ser um atleta ou uma pessoa que decide tocar um pequeno negócio em frente ou gostaria de ser pintor, escalar montanhas ou quem sabe, fazer algum trabalho social para outras pessoas. Falo das pessoas que fazem alguma coisa a mais na vida, as pessoas que saem do lugar comum. Buscam uma profissão, um estudo, aprimorar a si mesmos, vão se tornar meditadores ou tornarem-se bons naquilo que fazem. Alguns serão grandes campeões famosos. Outros não serão famosos, mas poderão ser os melhores naquilo que fazem.

E estas pessoas terão seus amigos e pessoas que as conhecem e que apreciam o que é feito. Eles formam a torcida, os que te apoiam, mesmo que a distância ou com palavras de apoio.

Elas fazem sua parte incentivando, torcendo, amando. Essas pessoas não entram lá no campo, ou vão escalar a montanha ou atravessar noites estudando. É você quem faz a parte dura. Eles ficam assistindo, torcendo e rezando por você.

E elas são uma das partes mais importantes e mais bonitas de tudo. Um dos grandes prêmios que as pessoas recebem. São justamente elas que te fornecem motivação, incentivo e apoio quando precisa.

Se necessário vão te cobrar e estimular para melhorar. Mas são justamente aquelas pessoas que vão estar ali, com sol ou com chuva.

Veja que elas se alimentam da tua luz e retribuem com seu carinho. É uma troca.

As pessoas que buscam fazer algo em suas vidas vão perceber estes torcedores. Comparando com quaisquer modalidades esportivas, estas pessoas se organizam, alugam ônibus, pegam hotel ou até acampam se necessário, fazem camisetas, criam gritos de torcida, se precisar levam até água para os jogadores. Acho que este é um dos motivos que fez do time do Íbis Sport Club ficar tão famoso. Diz-se que é o pior time do mundo


E é o pessoal da arquibancada que mais vai comemorar cada conquista tua.

E se o que tu busca é o melhor para ti os demais, o prêmio ao final vai ser de todos.

Quando um alcança o topo, todos os que estão na caminhada vão se beneficiar, pois esta luz se propaga. Todos estarão ligados, imagine uma grande corrente humana onde uns apoiam os outros até que um deles chegue lá na ponta e toque no céu que está buscando. Como uma corrente elétrica, essa energia vai se irradiar até a base.

E este é um dos grandes e mais simples segredos para o sucesso: ser agradecido pelo que recebes. Cada pessoa na sua caminhada poderá ser como uma pedra que ajudará na tua subida ou para que tropeces. Então cuide de quem conheces. Mesmo os que te prejudicarem terão feito algo que te estimulou a resistir e ter mais motivos para persistir e continuar na caminhada.

Aprecie sempre os que gostam de você, compartilhe o que faz e o que recebe.

Lembre que uma parte do que você recebe deve sempre ser compartilhada com os demais, incluindo para aquelas pessoas que tu não conheces, mas que necessitam de ajuda.

Aspire alto e deixe que os demais saibam o que tu faz, de forma transparente sempre. Assim nunca temerás que caiam as máscaras, pois ser verdadeiro consigo mesmo é uma tarefa difícil, mas a pessoa torna-se bela quando aceita seus próprios defeitos e trabalha para superar ou seguir apesar deles.


As pessoas estão vendo o que tu faz. E vão gritar a cada sucesso. E vão estimular a cada dificuldade. Haverá momentos em que vão chorar por você. Mas estarão lá.

Deixe que elas entrem na tua vida porque tu também farás parte da vida delas.

Quem é a tua turma da arquibancada?


P+
24/10/2012

Do meu livro: Chegando no Amor.

.'.

Veja também: 

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sono de Luz

Childhood Dream
Artista: Siddhartha Saravia (Espanha)



Sono de Luz



Bons sonhos a todos que
buscam a Luz e sabem que
mesmo no escuro de seus
quartos, estarão iluminados
pelo que tem no coração, 
que é uma porta do Divino 
para este Universo.





Sleep of  Light

Sweet dreams to all that
Seek the Light and know
even in the dark of their
rooms, will be illuminated
by what´s on their heart,
which is a port of the Divine
to this universe.





Thanks to Siddhartha Saravia by encouraging the translation. I´m usually short on time.

25/10/2012


.'.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Mito da TPM e a consciência

It´s cool, I´m cool. (Arte em Papel)
Artista: Sarah (PlaidCushion) - Christchurch, New Zealand


Tanta gente já sofreu por causa de TPM. E tantos sofrem os efeitos da TPM de alguém nos seus ouvidos (no mínimo).... risos....

A respeito da matéria da Carol Casto na revista SuperInteressante: TPM pode ser só um mito, diz pesquisa


Meu comentário:


A evolução de consciência é algo em que tanto homens quanto mulheres estão engajados. Ao final deixo um link a respeito disto, e convido a leitura pois o que vemos aqui ainda faz parte de certos estereótipos, reinventados e manipulados. Precisamos continuar a evoluir e a energia feminina está em reequilíbrio em todo planeta.

Sobre a TPM ser mito, EU CONCORDO!!!

Existe é claro desconfortos físicos por causa da menstruação para algumas.
Mas temos visto tantos abusos de comportamento chegando até pontos extremos e sua “aceitação forçada” é uma imposição recente. (Vide feminismo-anti-homem mau intencionado).

Mulheres: pensem um pouco. Cada vez que falam dos tantos aspectos negativos da TPM como sendo um período em que vão até agredir as pessoas por qualquer coisa, isto é uma propaganda totalmente negativa para vocês. Vou repetir com outras palavras: isto desqualifica as mulheres. Vou usar outras palavras mais diretas: estão dizendo que não podem conviver em sociedade, que não podem trabalhar, que não podem assumir as responsabilidades de ter direitos iguais (que são obviamente merecidos).

TPM virou uma piada de mau gosto. Expressar a sua condição de mulher não significa impor uma situação de agressividade gratuita, ou de que num período de 3 a 5 dias em média, vocês se tornam menos racionais que um marimbondo gigante atacado por raiva canina e armada com armas de destruição em massa.

Vide também a falta de direitos iguais para os homens e o excesso de "politicamente correto" e também, a manutenção (perpetuação) da obrigatoriedade, exigência quase geral de que o homem se vire sózinho, faça de tudo e o que a mulher faz é só dela boa parte das vezes sob muita cobrança (mulher é vítima, homem é gigolô se se tem renda menor). A procura do macho-alfa e provedor continua.


Infelizmente a TPM se popularizou como desculpa para se fazer qualquer coisa, dizer qualquer coisa. Literalmente qualquer coisa sem que os demais possam reclamar. PENSEM bem: quem é que está plantando isto por toda parte?

Quem está incentivando isto? Será que são mulheres ou quem sabe, algum poder oculto (vide teorias da conspiração), que fazem com que as pessoas cada vez mais vejam as mulheres como seres bonitos por algum tempo, mas que não merecem sequer um mês inteiro de confiança? Estão manipulando vocês!

Como é que as mulheres, que tem muito mais resistência a dor que qualquer homem, estão cada vez mais entrando num papel assim?

Homens durante uma briga, ou quando precisam de força extrema, são movidos por hormônios que anestesiam tudo. Mas é só passar aquilo, e vem a mocinha passar um algodãozinho com remédio e o cara se desmancha todo. O homem pode ser o cara mais forte, mas a mulher faz um carinho no queixo dele e o cara se desmancha todo. Não é assim? Mas quem é que fica fazendo de tudo para não ir no médico? O homem! Dá para entender?

Dá sim. É só parar e pensar um pouco.

Direitos iguais e deveres também iguais não significa que vamos deixar de ser homens e mulheres.

"Um complementa o outro. E um é diferente do outro."

Sugiro a leitura deste outro artigo, escrito na virada do milênio: Nova Era, Convite as Mulheres:

"Os modelos de boneca, princesinha indefesa e Cinderela, já não servem mais. Temos a doçura e a beleza, mas que surgem de forma integrada e num nível maior de evolução.

Então, o convite que faço a todas mulheres, é que usem a intuição, para lembrar que os homens estão renascendo, que algo muito grande está surgindo."

Não precisa uma guerra entre homens e mulheres. Já tivemos uma eternidade delas e não resolveram nada. Então, Ame a si própria e amará os demais, sua família, filhos, amigos, colegas. E isto também mudará para melhor suas relações afetivas de forma permanente, com evolução.

P+
25/10/2012

.'.

Leia também: 

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.


Ter dinheiro e sofrer. Hora de mudar isto! (Humor mas a sério)

Money Can't Buy Happiness
Artista: Kimberley Joanne Sinclair (UK)


Não desperdice sua vida com riquezas materiais.

Não perca sua vida sendo apenas um objeto na vida de alguém.

Não se venda a servir os prazeres mundanos que qualquer dinheiro sujo pode comprar.

Lembre que você não está só.

Não sofra só.

Diminua seus problemas pela metade.

É fácil e só precisa de um gesto da tua parte para esquecer de vez de metade desta carga.

Aceito que você divida seu pesado fardo de dinheiro comigo que eu me encarregarei de tirar esta parte do problema da sua vida. (risos) 

Dados atualizados: Envie seu PIX para gilbertostrapazon@yahoo.com

Sómente para situações sérias por favor. Pelo menos R$ 10-50 mil ou melhor que seja pelo menos o valor de um bom automóvel 0Km ou uma casa (3 quartos com suíte e num bom bairro) para começar pois sei muito bem que tem muito mais do que isso então não seja mesquinho se agarrando na sua miséria sofrendo e faça algo que seja realmente de grande diferença para você se desligando de toda essa carga pesando na sua vida. 
Liberte-se disso e vou ajudar você nessa parte. 

Valores acima de R$ 100 mil eu farei também em seu favor um ritual angélico pela sua paz e de sua família gratuitamente durante um ano inteiro. 

Para todos casos não está incluída consulta formal de orientação comigo e serão cobradas a parte. Aqui falamos de doação e não é oferta de trabalho de graça. 

*Esta é uma campanha desinteressada pela melhoria de qualidade de vida de quem sofre e não precisaria passar por isto.



.'.

Gilberto Strapazon
25/10/2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Água e Negócios Melhores, Vida Melhor

Font de l'Ermita de Santa Justa (Cantabria)
Foto: Pere Ramon

Água e Negócios Melhores, Vida Melhor

Indo um pouco mais além da ciência, temos aspectos importantes sobre a água e que as vezes são apresentados de forma separada e as pessoas não percebem quantas outras coisas nos são benéficos.
Então, a partir da matéria na Revista Amanhã, da nutricionista Thaís Eliana Carvalho de Lima: Seu corpo pede água, acrescento algumas coisas simples que levam a uma melhoria real de qualidade de vida e na sua capacidade de trabalho, físico e mental.
Se você é um executivo sabe a importância de estar com a mente clara.


Meu comentário

"Não há como negar que a água é uma substância de extrema importância para a manutenção da vida."


E o que isto tem a ver com negócios? Hahahah, estou brincando!
Água tem tudo a ver com negócios, com toda vida.

Sempre estou falando em consciência e meditação empresarial, gestão e coisas assim nos artigos do blog.
De que adianta faturar milhões e não poder desfrutar? Issto é falta de fluidez! De que adianta um trabalho estressante que custa mais caro para sua vida e sua família do que qualquer dinheiro que pague?
Qualidade de vida, produtividade, criatividade, é disto que falo.
Água é excelente veículo de energia.

Observar a água em movimento, é calmante e ajuda a LUBRIFICAR O CÉREBRO.

Encontros com a natureza  bruta são ótimas oportunidades para trabalhar questões pessoais e profissionais.

Não é coisa de "hotel fazenda", tudo bonitinho. Claro que um pouco de conforto é legal, mas a natureza bruta é onde está a fonte.
Você pode tranquilamente ir para algum lugar propício, com boas acomodações e passar muito tempo em excursões por áreas mais selvagens. Volte para sua confortável cama mais tarde caso não goste de acampar. Lembre-se, não é preciso ser extremista nem fanático para desfrutar da natureza. E claro que é muito melhor sair do restrito espaço do conforto para lugares onde seu corpo, mente e espírito vão poder se expandir.
E se você é um executivo, deve entender bem o que estou dizendo a respeito de expansão, pensar melhor, ter idéias melhores. E também se tornar uma pessoa melhor para você mesmo, sua família, a sociedade e o mundo.

Se quiser, faça uma experiência simples por algumas semanas: todos os dias, quanto tiver reuniões  ou nos momentos de trabalho, principalmente aqueles que são "chave" e que precisem de decisões criativas e claras, beba ANTES um ou dois copos grandes de água. Apenas água pura. Isto vai começar a dar resultados positivos. Com o tempo você vai beber mais água e perceber uma melhorar na sua qualidade e produtividade nos negócios, e na sua vida como um todo.

Isto é um pequeno passo para crescimento de você na sua empresa e de você mesmo.

E mais importante de tudo: isto não é uma regra que você possa impor sobre seus funcionários! Qualquer tentativa de obrigar as pessoas a fazerem coisas relacionadas a consciência é garantia de maus resultados. Não tente obrigar as pessoas a beber água achando que vai lucrar. Intimamente elas vão pensar que você quer afogá-las e o resultado será perda em todas áreas.

As pessoas só vão fazer bem fazer as coisas sabendo o porque. E o que isto tem a ver primeiro de tudo com a vida delas.

Motivação não é uma frase bonita e completamente idiota colocada num lindo painel da sua recepção para os clientes ver. Não tem nada mais estúpido do que aquelas placas de "missão da empresa" espalhadas por aí quando todo mundo vê que o pessoal está insatisfeito e os produtos da empresas e seus negócios não andam bem.

Mesmo palestras e atividades de motivação devem ser voluntárias e primeiro de tudo, devem dar a chance das pessoas aprenderem e com isto se interessarem em ir mais além.
Eu não vou ir na sua empresa para oferecer pílulas milagrosas de aumento do lucro. É um processo que envolve evolução da consciência.
Se você quiser uma empresa bonita e com metodologias regradas e estatísticas bonitas, então chame uma agência de propaganda.

Claro que o que citei acima é um exercício básico, uma melhoria pessoal e que dá resultados interessantes. Mas precisa ser praticado com verdadeiro desejo de tornar primeiro de tudo, você mesmo, uma pessoa melhor. 

Ok?

P+
23/12/2012


.'.

Leia também: 
.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Negócios São Entre Pessoas.

 Business Meeting
Foto: Clumsy Juggler


Referente meu comentário no forum da Linkedin da IBM São Paulo:

"Pessoas não fazem negócios com empresas. Pessoas fazem negócios com pessoas

Pessoas não fazem negócios com empresas.Pessoas fazem negócios com pessoas. Por que e como tornar-se um Negócio Social ..."


Meu Comentário:

Muitas empresas ainda questionam redes sociais nos mais básicos de seus aspectos: a interação entre pessoas humanas. A tecnologia ajuda muito quando bem usada.
Citando um artigo em que comento sobre a preferência de lidar com pessoas, "Empresas com Dono":

"É comum a preferência pelo "Armazém do Seu Zé". As pessoas sabem quem é o Seu Zé.
Em grandes empresas, existe um distanciamento, mas as pessoas sabem quem é o dono.
Já nas corporações impessoais a expressão negativa"coisa de empresa que não tem dono" é comum."
 
 


É óbvio que certos negócios são com grandes empresas. Mas existem muitas e muitas companhias de tamanho grande com as quais simplesmente não se sabe com quem está falando*.
Claro que prefiro um computador Dell** do aquelas "coisas" que alguns montam com componentes vindos sabe-se lá donde.

Quem for como eu, mais um insatisfeito cliente de operadora de telefonia (o que inclui uns 98% dos meus colegas e conhecidos) sabe o que é empresa sem dono.
Existe uma barreira formada pelos atendentes e ninguém sabe quem são certos Zé-Ruela em cargos de gerente/diretor que tomam algumas das decisões mais absurdas e que são amplamente criticadas e de longe o maior motivo das milhares de queixas na justiça e Procon.

O termo que usei é pejorativo para alguém? Zé-Ruela é feio? E o que fazem com as pessoas e empresas o que é então? Lamento, mas um anônimo que se esconde atrás do cargo dificilmente vai aparecer e dar as caras (ter caráter) para assumir publicamente o que fez. E não vale citar pesquisa comprada em agência de propaganda.

Em tantas outras companhias, eu sei com quem estou falando. Não é um funcionário usado como escudo para filtrar só o que convém para os que estão por traz.
A empresa pode ter 50.000 funcionários e mesmo assim ser acessível para os clientes ter acesso aos seus vários escalões e saber QUEM faz o quê e quem realmente bota o nome no que faz. Anônimo não é ninguém. 

Pode ser o armazém do Zé, pode ser a Mega-Corp. É tudo uma questão de abordagem e de como as pessoas trabalham e são tratadas lá dentro.

Pessoalmente odeio empresas que arrancam o couro dos funcionários e depois pagam propaganda bonitinha. Olhem a idade média da equipe e o tempo de casa. Aguentam uns poucos anos, fogem ou são chutados fora, ou enfartam prematuramente e são descartados.

Conheço gente que trabalha/ou na Dell. E também apenas "sei" de pessoas que estão nas telefônicas, mas geralmente não falam onde trabalham porque o festival de reclamações imediato é certo. Olha, quando as pessoas tem vergonha de dizer onde trabalham é porque o problema é muito maior. Citando o caso dos gerentes/diretores anônimos, quando estes escondem onde trabalham é pior. Não vale citar evento VIP fechado (local seguro) para distribuir supostas premiações compradas em agências de marketing.

Lidar com pessoas não é CRM, não é metodologia, não é método, não é sistema. É lidar com GENTE.  Se não houver compreensão e consciência de nada adianta ler todos tipos de livros de autoajuda e adotar as técnicas de gerenciamento da moda que trocam todo ano.

Quantas destas empresas com ISO são realmente boas de trabalhar ou tem bons produtos? Falando sinceramente, quantas? De novo, não vale pesquisa feita por agência de marketing.

Se você quiser ser bom no seu ofício, aprenda todas as técnicas da profissão. Mas se quiser um dia ser um Mestre no que faz, aprenda sobre as pessoas, começando por você mesmo.

A grande corporação que se torna apenas máquina, pode até fazer bons produtos mecanicamente repetidos. Padronizam até os funcionários, determinam como vestir, o que fazer, falar, pensar. Em nome do falso politicamente correto podam, cortam fora a naturalidade das imperfeições humanas impondo um padrão de restrições e censuras. Mas esquecem de que em princípio as pessoas que são criativas e tem iniciativa não querem ficar amarradas, muito menos por um monte de bobagens ou de coisas que parecem as regras do algum convento. E que pessoa seria o padrão de pureza tão elevado assim para criticar tanto? Você? Ou quem sabe algum deus ou será alguém que nunca precisou lavar a louça e acha horrível que alguém ajude em casa? Vejam o exemplo de grandes corporações literalmente perdendo mercado pela falta de criatividade e até assumindo isto publicamente, como foi o caso da Nokia.


Notas:
*Não tenho qualquer relação com nenhuma das empresas citadas exceto como cliente ou consumidor. **Eu não tenho computador da Dell.A citação é ilustrativa.

P+
03/10/2012

.'.

Veja também: 

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Liberdade na Espiritualidade

Colocando Reiki numa fonte para que as águas tenham poder de cura.
Porto Alegre, em 2002.



"Nenhum verdadeiro aliado espiritual,
assim como um verdadeiro amigo na terra dos vivos,
deve tratá-lo como um animal de estimação.
Ou eles servem você ou vocês são iguais.
Gordon Finn"



"No true spiritual ally,
like a true friend in the land of the living,
should treat you as a pet.
Either they serve you or you're equals.
Gordon Finn"


.'.

domingo, 23 de setembro de 2012

O mundo é do tamanho do teu pensamento

Waiahuakua Sea CaveHawaiian Island of Kauai
Foto>Na Pali Riders (Havai)



Não pense que conhece tudo, a natureza sempre te reserva algo novo.

Então isto também vale para sua vida, teu espírito é ilimitado como o universo.

Busque sempre expandir seus horizontes.




.'.





sábado, 22 de setembro de 2012

Esteja com Quem Gosta de Você

Fique tranquilo, é um amigo meu filho.
Foto: Autor desconhecido. Localizada em página do Wimp.com no Facebook


Esteja com quem gosta de você. 

Nosso espaço mais próximo é sagrado.

Quando aprendemos a escolher quem pode estar nele também estamos praticando autoestima.

Cuidando da nossa autoestima também damos chance a agradáveis surpresas,
descobrir o belo que está por toda natureza.


.'.

P+
21/09/2012

.'.

Leia também: 

.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon

Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text


Readings and Magic Works - English text


.'.




domingo, 12 de agosto de 2012

Intelectual Indo Tomar Café da Casa de Cultura Mário Quintana

Desinteressment
Arte: Bujwid (Polonia)



Intelectual Indo Tomar Café da Casa de Cultura Mário Quintana
25/04/2004


Nota do autor: para evitar desespero aos nossos leitores, omitiremos todas partes que se referem ao uso do telefone celular em público e as respectivas questões de bom senso, não comentar em voz alta a vida alheia nem quanto ao gosto musical dos toques do telefone e nem sobre deixar tocar a tal música por longo tempo como se estivesse apreciando profundamente o sentimento metafísico e inspirativo genialístico que só os eleitos entendem.


Aproveitando um recente tópico de um intelectual falando mal de quem não é intelectual, repasso o interessante relato vivencial que nos foi relatado pelos "especialistas de provimentos de solicitações individualizadas" (garçons) do café da Casa de Cultura Mário Quintana, aqui em Porto Alegre.

O local trata-se de um dos "points" da intelectualidade, e com certeza, existem similares na maioria das grandes cidades.

O intelectual típico aparece no final do dia, geralmente após as 17h30minh até 18h, que é quando termina o expediente na repartição pública aonde trabalham. Isto já indica por si só que são exemplares seletos da casta que sabiamente optou por valorizar o dinheiro da família (ou de alguma entidade patrocinadora) e trabalhar, digo, estudar (decoreba) pelo menos uma vez na vida para conseguir aprovação num concurso.

Sempre trazem sua agenda moderna, e com o logotipo da empresa doadora discretamente apagado (ou raspado) da capa, além é claro, de algumas pastas com os famosos projetos...
Estes intelectuais costumam ter um monte de papéis que chamam de projetos, e muitos recortes de revistas e jornais de distribuição gratuita que corroboram suas teses.

Portanto chegam e sentam-se. Quer dizer, mostram que chegaram (sons de clarins) então começa a penúria do garçom...

1) Antes de sentar, escolhem atentamente qual a mesa mais adequada no recinto, visto ser necessário atentar ao fato de que uma eminente personalidade pública de renomada estirpe intelectual chegou ao local. Daí a necessidade de ficar de pé, se possível atrapalhando a passagem a de algum infeliz cliente ou garçom que por acaso tenha a pretensão de querer andar pelo mesmo espaço, normalmente suficiente para umas três pessoas, enquanto aquele que se considera um modelo para uma futura estátua em praça pública analisa. E "como" analisa o ambiente.

2) Após finalmente sentar-se, o garçom deve aguardar um bom tempo, até que a personalidade recém chegada se decida sobre quais pastas vai deixar em cima da mesa, e sobre quantas vezes vai abrir e fechar a agenda, enquanto coloca todo este material sobre a cadeira. Depois coloca de volta na mesa. Repete-se algumas vezes.

3) Finalmente após angustiosos minutos para os garçons, a distinta criatura faz um gesto quase imperceptível, mas que com certeza, caso questionado (um absurdo), ele terá toda gentileza de afirmar ter estado longamente de braços erguidos estando por aguardar a atenção do obviamente inepto garçom. E claro que comentará isto com seus colegas de ofício na primeira oportunidade.

4) Imediatamente atendido pelo garçom, solicita o "cardápio" ou "menu" como alguns preferem... Primeira vinda do garçom.

5) Recebido o cardápio, estudará detalhadamente todas as alternativas por alguns minutos.

6) Novamente efetua um longo e milimétrico movimento imperceptível para solicitar novamente a presença do garçom.

7) Atendido pelo garçom, é comum solicitar se teria um determinado prato do cardápio que está sem preço. Obviamente não tem, e a personalidade expressa seu descontentamento com um franzir de olhos ou um amplo movimento facial... (manda o garçom embora e continua a olhar o cardápio)... Segunda vinda do garçom...

8) Na falta de alguma alternativa atraente, então o distinto cliente, chama novamente o garçom, solicita "então só um café expresso"... Se for dia de pagamento, poderá pedir até um "capuccino"... Terceira vinda do garçom...

9) É servido o café expresso... Quarta vinda do garçom...

10) Como uma importante personalidade pública está deliciando-se com um dos melhores cafés do país, na mais importante casa cultural do estado, este deverá obrigatoriamente demorar uns 25 minutos entre saborear o paladar com o café, beber aquele minúsculo copinho com água, e apreciar demoradamente a demonstração culinária do biscoitinho que acompanha tudo isto...

11) Neste meio tempo, nosso importante exemplo da intelectualidade mundial, supra-sumo do conhecimento que precisa destes momentos merecidos de deleite e apreciação devido ao seu incansável sacrifício para a população mundial ao perdurar longamente na repartição pública, então aproveita para verificar sua agenda fartamente preenchida de importantes eventos culturais e rever outros tantos pontos dos projetos que estão nas pastas...

12) Sobem e descem as pastas da mesa para a cadeira lateral...

13) O garçom vem até a mesa neste período (por obrigação do ofício), para perguntar se o cliente deseja mais alguma coisa (se não vier o importante cliente vai pensar que está sendo desconsiderado)... Quinta vinda do garçom...

14) Se além de ser dia de pagamento dos salários, ou ainda, se por um raro acaso, estiver com alguém tão importante quanto ele (e também for dia do pagamento), poderá pedir mais um café... Sexta vinda do garçom...

15) Finalmente, depois de uns 30 minutos, outro gesto que seria interpretado incorretamente por pessoas comuns, como sendo uma coceira no nariz, indica ao garçom, que a nossa importante personalidade está requisitando atendimento novamente...

16) O garçom vem até a mesa. Então seu importante cliente... Pede a conta... Sexta vinda do garçom...

17) O garçom vai até o caixa, pede o boleto... Este é emitido rapidamente, mas o garçom deve aguardar precisos minutos ou o cliente pensará que estão com pressa para desocupar sua mesa para alguém de nível intelectual inferior.

18) O garçom volta à mesa com o boleto, naquele pratinho tradicional... Sétima vinda do garçom...

19) Obviamente o garçom apenas entrega a conta e retira-se de volta ao balcão...

20) Infelizmente, personalidades ilustres não andam com porta-moeda, sempre esquecem daquelas coisinhas tão sem importância, por isto paga com uma nota de R$ 10... Se for dia de pagamento, será uma de R$ 50...

20) Nosso importante exemplo da cultural mundial chama novamente o garçom para efetuar o pagamento...  Oitava vinda do garçom...

21) O garçom retira o pagamento e dirige-se ao caixa para comprovar a emissão do tíquete (necessário para que o cliente verifique se foi cobrado algo adicional) e para receber o troco necessário...

22) O garçom retorna à mesa, entrega o troco ao nosso exemplar modelo da humildade intelectualistica tão amplamente importante para o universo que ainda é capaz de escutar o garçom agradecer e ainda fazer um comentário citando um importante autor relativo ao advérbio utilizado... E finalmente fazer um gesto de condescendência ao serviçal que lhe trouxe o café... Nona vinda do garçom...

23) Se acaso estiver chovendo, acontece uma estranha descontinuidade neuronal que afeta a capacidade intelectiva ligada às necessidades práticas, como capacidade de locomoção, escolher o ônibus certo e saber fazer cocô sozinho, causando com que o intelectualóide (o cliente em questão), subitamente perceba-se numa situação em que necessita decidir em pelo menos 15-20 minutos como proceder para pegar suas coisas e sair.

24) Se não estiver chovendo, nossa personalidade artística facilmente tomará seu rumo em menos de 10 a 12 minutos...


Moral da história: Chamar NOVE vezes o garçom para tomar um cafezinho e depois acham que os outros é que são grossos mal educados e sem cultura?

E por último, muitos destes são justamente aqueles que aparecem falando mal do país, do povo, das pessoas. Em toda parte.

.'.